Estudos Bíblicos Perguntas e Respostas Últimas Notícias

O que significa que a Palavra de Deus não voltará vazia?

Hotel em Promoção - Caraguatatuba
Faça Sua Parte - Compartilhe!

Isaías 55:10-11 diz: “Porque, assim como a chuva e a neve descem dos céus … assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia.” A palavra vazia significa “vã ou oca”. O restante do versículo 11 explica o que significa “não voltar vazia”, dizendo que a Palavra de Deus “fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.”

Chuva e neve fazem parte de um processo cíclico de água. A precipitação vem sobre a terra, drena na terra e produz grande benefício no crescimento de colheitas, descanso de almas e sustento da vida. A chuva e a neve vêm de cima e não retornam pra lá sem cumprir seu propósito. Deus compara Sua Palavra à chuva e neve porque, como a precipitação, a Palavra de Deus sempre cumpre Seus bons propósitos.

Quando Deus diz que Sua Palavra não voltará para Ele vazia, podemos saber que Ele tem uma intenção para Sua Palavra. A Palavra de Deus vem do alto. Ele “inspirou” Suas palavras para nós, e elas foram registradas na Bíblia (2 Timóteo 3:16). Cada palavra que Ele deu à humanidade tem um propósito e foi dada por uma razão. Como a chuva e a neve, as palavras de Deus trazem vida (João 6:63) e produzem bons frutos em nossas vidas. Por meio de Sua Palavra, sabemos que Deus nos ama e que Jesus morreu para nos libertar do pecado e da morte; também aprendemos como viver à luz dessas verdades.

Receba Estudos no Celular!

Quando Deus diz que Sua Palavra não retornará vazia para Ele, somos encorajados a permanecer em Sua Palavra, permitindo que seja absorvida em nossas vidas, absorvendo-a como o solo encharca a chuva e a neve. A verdade não voltará vazia quando nossos corações são transformados. A Palavra de Deus nos repreende e nos corrige quando estamos errados, e nos treina para uma vida piedosa (2 Timóteo 3:16-17). Sua Palavra é uma luz que nos guia neste mundo escuro (Salmo 119:105). É relevante para todos os problemas práticos e urgentes. A Palavra de Deus sempre realizará o que Ele deseja, seja ensinando, corrigindo, treinando, levando-nos a Ele, revelando nosso pecado ou algum outro fim bom e proveitoso.

Quando Deus diz que Sua Palavra não voltará para Ele vazia, entendemos que Deus é soberano. A promessa é que a Palavra de Deus cumprirá o que Ele deseja, não necessariamente o que queremos. Podemos compartilhar a Palavra com o propósito de mudar a ideia de alguém – e essa pessoa não muda. A Palavra de Deus estava vazia? Não, mas nossos objetivos pessoais podem ter sido diferentes dos de Deus. Como o vento que “sopra onde quer”, o Espírito Santo se move de maneiras misteriosas (João 3:8). E Deus pode usar Sua Palavra de maneiras surpreendentes, em momentos surpreendentes e para surpreender pessoas. Não podemos prever exatamente como Deus usará Sua Palavra mais do que os meteorologistas podem prever com certeza a chuva e a neve.

A Palavra de Deus não voltará vazia. É poderosa demais para isso. Quando Deus disse: “Haja luz”, o resultado imediato foi que “houve luz” (Gênesis 1:3). Quando Jesus disse: “Cala-te! Aquieta-te!” o vento cessou e o mar se acalmou (Marcos 4:39). A Palavra de Deus sempre prosperará; Deus terá sucesso, e aqueles que receberem Sua Palavra também serão vencedores (1 João 5:4).

Fonte: GotQuestions.org

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Eis-me Aqui