Perguntas e Respostas

Atos 2.44-45 – Os cristãos primitivos praticaram o comunismo?

Atos 2.44-45 - Os cristãos primitivos praticaram o comunismo?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba
Faça Sua Parte - Compartilhe!

Problema: alguns concluíram que os cristãos primitivos estavam praticando uma forma de comunismo, pois eles ” vendiam a suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos ” e ” tinham tudo em comum “. Entretanto, até mesmo os 10 mandamentos pressupõe o direito à propriedade privada, proibindo o ” Roubo ” e até mesmo a ” cobiça ” do que pertence a outra pessoa.

Solução: há várias razões para acreditar que essa passagem não está ensinando uma permanente forma de comunismo o socialismo cristão. Primeiro, essa passagem não é prescritiva, ela é simplesmente descritiva. Em parte alguma estabelece essas coisas como normativas. Ela tão somente descreve o que os cristãos estavam fazendo.

Segundo, até onde o texto indica, aquele procedimento era apenas temporário, e não permanente. Aparentemente eles estavam juntos em Jerusalém, já que foi lá que eu Espírito Santo desceu e a primeira grande conversão a Cristo ocorreu. A necessidade de viverem juntos longe de casa ocasionam tais medidas na comunidade.

Receba Estudos no Celular!

Terceiro, as medidas para a comunidade eram voluntárias. Não há indicação do texto de que seriam compulsórias. Aparentemente era apenas uma conveniência temporária e voluntária para o progresso do Evangelho naqueles primeiros e cruciais dias da igreja cristã.

Quarto, a venda de propriedades e a entrega do dinheiro ele apenas parcial. No texto está implícito que eram vendidas apenas as terras e outras propriedades incidentes e não suas próprias residências. Por fim todos eles acabaram deixando Jerusalém, para onde tinham ido por causa da festa de Pentecostes, e voltaram para suas casas, que se espalhavam por todo o mundo.

 

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Eis-me Aqui