Notícias sobre Israel Teologia

Biblioteca de Israel disponibiliza coleção de arquivos teológicos de Isaac Newton

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

 

Receba Estudos no Celular!

O homem que revolucionou a matemática estudou a Bíblia e chegou a prever o fim do mundo para 2060

A Biblioteca Nacional de Israel disponibilizou online a coleção de arquivos teológicos escritos por Isaac Newton, o homem que revolucionou a Física e Matemática e também a Astronomia nos séculos XVII e XVIII.

O que muita gente não sabia era que ele também fez estudos a respeito da Bíblia deixando cerca de 7.500 páginas escritas a mão falando sobre teologia.

Sua obra sobre o tema é tão intensa que o curador da coleção de Ciências Humanas da Biblioteca Nacional de Israel, Milka Levy-Rubin, afirma que Newton era um cristão devoto, que abordou muito mais a Teologia do que a Física, e acreditava que a Bíblia fornecia um “código” para o mundo natural.

De acordo com ele Newton aprendeu a ler em hebraico e se aprofundou no estudo da Filosofia Judaica e também no misticismo da Cabala. O físico teria, inclusive, feito um cálculo sobre o fim dos dias se baseando no livro de Daniel projetando o apocalipse para 1260 anos depois que Carlos Magno se tornou o imperador de Roma, o que aconteceu no ano de 800 d.C., isso é, pelas contas de Isaac Newton o mundo deve acabar em 2060.

Os textos que foram digitalizados pela Biblioteca Nacional de Israel também contêm mapas que foram esboçados pelo estudioso para servir como apoio de suas pesquisas. “Ele declarou que os judeus mais cedo ou mais tarde iriam retornar à sua terra”, conta o curador da coleção.

Como os manuscritos foram parar em Israel?

De acordo a agência Associated Press, os descentes de Isaac Newton tentaram entregar esses manuscritos para a Universidade de Cambridge, que rejeitou os documentos, isso em 1.727.

Já em 1936 a família tentou leiloar os papéis e apenas duas pessoas se interessaram em comprá-los.

O primeiro foi o renomado economista britânico John Maynard Keynes, que comprou os manuscritos de alquimia de Newton. E o segundo foi Abraham Shalom Yahuda, um pesquisador de estudos orientais judaicos, que levou os escritos teológicos de Newton.

A coleção comprada por Yahuda chegou na Biblioteca Nacional de Israel em 1969 e só em 2007 é que eles passaram a ser exibidos. Após a digitalização esses documentos podem ser acessados por todo o mundo através da internet. Para acessar os documentos em inglês de Isaac Newton, clique aqui.

Com informações da tradução de Luis Gustavo Gentil da AP

 

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.