noivado_festaoureuniao01 noivado_festaoureuniao02
Nos dias de hoje, uma comemoração simples é o desejo de a maioria dos casais. Como a festa de casamento certamente trará gastos maiores, não é necessária uma festa para comemorar o noivado. Uma reunião íntima com os pais do noivo e da noiva e com os irmãos, é o suficiente. Convidar aqueles amigos mais chegados e que estão sempre presentes na vida do casal é um gesto de carinho e sempre bem-vindo.

A festa é possível, caso vocês tenham se planejado para isso e estejam com dinheiro para uma comemoração maior. Pode ser que vocês tenham decidido se casarem somente uns dois anos após o noivado e queiram uma festa para marcar esse momento. Se for isso que desejam, façam-na.

Alguns casais optam por comemorarem sozinhos e fazer do noivado quase que uma surpresa para os demais. Mas comunicar o noivado é um gesto educado e que costuma ser muito significativo para a família de ambos. Portanto, compartilhar esse momento é o mais adequado, ainda que o casal queira depois, comemorar sozinho.

A Festa
Se optarem por uma festa mais elaborada, a contratação de um serviço de buffet é necessária. Mas lembrem-se: nem de longe a festa de noivado precisa ser parecida com a festa de um casamento. As comemorações são totalmente diferentes. O noivado é uma comemoração para participar de um planejamento para um acontecimento futuro, que sendo bastante realistas, pode até não acontecer. Já o casamento é uma celebração, que pode ter um religioso presente, onde os convidados testemunharão uma união, que na nossa cultura é um sacramento.

Às vezes, a opção acaba sendo por uma festa, pois as famílias são muito grandes e o casal quer também que todos os amigos estejam presentes. Nesse caso, será preciso um pequeno planejamento para escolher o local e o que vai ser oferecido. A mesma sugestão de cardápio da reunião em casa ou no restaurante, pode ser uma boa opção para um buffet. Um pequeno coquetel também é uma boa pedida. Se a opção for por coquetel, ele deve acontecer até às 19 horas, no máximo. Após esse horário, o correto é servir um pequeno jantar. A decoração do local deve ser simples, sem pompa. A contratação de um DJ ou músico também é ponto fundamental para animar a festa e entreter os convidados.

Reunião

Uma comemoração simples pode ser feita na casa da noiva ou do noivo ou também em um restaurante. Se as famílias forem grandes, talvez o melhor seja escolherem um restaurante para que todos fiquem bem acomodados. Em casa ou no restaurante o encontro pode ser marcado por um almoço ou jantar.

O cardápio pode ser uma salada de entrada, uma massa e uma carne ou frango. Assim, atenderá a todos os presentes. Se for no restaurante, cada um pedirá sua bebida. Se for em casa, os noivos deverão comprar as bebidas que seus convidados estão acostumados a beber. De qualquer forma, uma reunião em casa, sempre sairá mais em conta do que em um restaurante, por causa do custo das bebidas.

Música não pode faltar. O casal pode selecionar as músicas para tocar durante a comemoração e podem também dançar uma romântica música, juntos, para alegrar seus convidados. Uma outra sugestão é fazer um churrasco ou irem para uma churrascaria. Algo mais descontraído deixará os convidados bem à vontade e ficará bem diferenciado da comemoração que pretendem fazer quando se casarem.