musica_ordem01 musica_ordem02
Em geral, são tocadas de 5 a 10 músicas dependendo do seu cerimonial de casamento. Este número varia de acordo com normas da igreja, e se você terá pajens, se o noivo entrará separado, etc.
Veja a sequência ideal:

Entrada dos Padrinhos
Pode ser alegre mas sem muito impacto. Normalmente na “fila” alternam um padrinho do noivo e um da noiva e no altar os padrinhos do noivo vão para a direita e os da noiva para a esquerda.

Entrada do Noivo
Para este momento, sugerimos algo com certa “pompa”, de caráter masculino e nobre. Em muitos casamentos este momento não existe, pois o noivo entra com os padrinhos.

Entrada das floristas e pajens
Em geral músicas mais suaves, temas infantis e outros do gênero. Os pajens podem ser acompanhados por músicos pelo corredor, realçando ainda mais a graciosidade do momento.

Clarins e Clarinada
Algumas noivas gostam de colocar os clarins para anunciar sua chegada. Os instrumentos, com flâmulas personalizadas, oferecem grande opção de requinte.

Entrada da Noiva
Agora é hora de caprichar na trilha sonora. Quanto maior for a instrumentação (instrumentos e cantores do seu pacote) melhor. Músicas solenes, de grande impacto, pompa e brilho são necessárias. A tradicional marcha nupcial é muito tocada mas existem outras opções também. Consulte seu coral sobre alternativas.

Pajens trazendo alianças
O mesmo critério para a entrada das floristas e pajens vale para este momento.

Benção das Alianças
A Ave Maria com Soprano ou Tenor solista é uma das músicas mais pedidas em casamentos católicos, ou se preferir use música instrumental suave.

Assinaturas
Se você for ter casamento civil, utilize uma música instrumental suave para esta hora.

Cumprimentos
Pede músicas alegres e românticas. É o momento mais emocionante para o casal.

Saída
Todos os músicos devem ser utilizados nesta hora, que deve ter brilho, pompa, alegria e grandiosidade. Como na entrada da noiva, uma formação com coral e orquestra proporciona uma emoção especial.