festa_organizar01 festa_organizar02 festa_organizar03
Depois da cerimônia, chega a hora da festa de casamento, o melhor material neste momento são as fotos que irão fazer o seu video clipe de fotos.

Organização das mesas

Quando os convidados começam a chegar, é a hora de fazer o esquema de distribuição das pessoas pelas mesas. A não ser que esteja a planejado uma recepção do tipo cocktail, esta tarefa é essencial. Caso não o faça, e deixe ao critério dos convidados sentarem-se onde quiserem (ou onde arranjarem uma cadeira vaga), o mais certo é arranjar uma grande confusão logo no início da festa e ferir alguns sentimentos.

Os mais novos, os mais velhos e os solteiros

De uma maneira geral, a melhor solução é juntar pessoas com os mesmos interesses e de preferência que não se encontrem zangadas, para não quebrar o diálogo. Os membros mais próximos da família devem ficar em mesas especialmente reservadas para eles, de maneira a que possam desfrutar da companhia uns dos outros: pode juntar os pais da noiva e do noivo ou, em alternativa, colocar cada par junto dos seus familiares ou amigos mais chegados.

As pessoas mais velhas normalmente preferem ficar longe do som e da música alta. As crianças mais velhas podem ser reunidas numa mesa especial para jovens e adolescentes. Os mais pequeninos podem ficar numa outra mesa se houver uma babysitter que tome conta deles ou, então, nas mesas dos respectivos pais. Convidados que compareçam sozinhos devem ser ser colocados em mesas onde haja, pelo menos, mais dois solteiros, de preferência das idades aproximadas e num grupo onde nem todos se conheçam, para evitar que se sintam deslocados.

Emocione os convidados

Em um determinado momento da festa (como foi planejado como os administradores do evento) o telão desce, uma música é colocada para criar um ambiente e toda a tenção deve estar direcionada para o telão. Em seguida entra o video clipe de fotos, contando toda a história de amor dos noivos. Infância, adolescência, pais, parentes, amigos, festas, viagens, até a data do casamento. Mas lembre-se: um bom clipe de fotos não deve ultrapassar a 15 minutos. Para não virar uma (coisa chata) o ideal é montar um bom roteiro e escolher músicas variadas para cada grupo de fotos. Levando isso em consideração o video de fotos ser sucesso total. Se você achar interessante presenteie os padrinhos com este clipe de fotos.

E quanto aos noivos?

Tradicionalmente, os noivos sentam-se na chamada mesa de honra, que preside a todo o salão. Costuma ser comprida ou em formato de U. A noiva senta-se à direita do noivo. Experimente por exemplo, apenas uma mesa para você e para o seu noivo, com algumas cadeiras extra, para quem quiser “passar por ali” e desejar fazer companhia durante algum tempo. Se esta solução não for aprovada, você pode optar por transformar a mesa dos noivos numa mesa redonda igual à outras, sentando os padrinhos, madrinhas e respectivos acompanhantes.

Discursos

Terminado o almoço/jantar é chegada a hora dos discursos. O primeiro a proferir umas curtas palavras é o pai da noiva, que não se cansará de elogiar o caráter da filha. Depois de felicitar o genro e dar alguns conselhos sobre o casamento, ele irá propor um brinde à felicidade do casal.

Depois dos aplausos, o noivo afina a garganta. É a sua vez de discursar. Em primeiro lugar, começa por agradecer a simpatia do sogro, e aos seus pais o apoio que lhe têm dado ao longo da vida. Caso queira contar como é que conheceu a sua mulher, por certo os convidados não se vão importar. O noivo deve terminar o discurso agradecendo o trabalho e a dedicação das damas de honra e demais pessoas que ajudaram na cerimônia.

Atualmente, nos casamentos informais, já não se assiste ao discurso de familiares e amigos. Apenas os noivos, sendo muito breves, agradecem a presença dos convidados. Seja qual for a circunstância cuidado para não se prolongar no discurso, depois de um certo tempo o que era para ser um momento especial, se torna algo chato transtornando os convidados. Lembrando que a festa é sua e você pode fazer o que quiser, marque sempre sua festa pela simplicidade.

Bolo da noiva

Um dos momentos mais marcantes da festa dá-se quando os noivos são chamados para cortar o bolo. Quando escolher os pratos quentes para o casamento deve também eleger o tipo, tamanho e estilo de bolo que pretende. A cobertura deve combinar com os tons que optou para decorar a sala.

O bolo é cortado pelos dois – ambos seguram a faca e cortam a primeira fatia. A noiva deve ser a primeira provar. Ao mesmo tempo, fazem o tradicional brinde com o champanhe. De seguida, a iguaria é levada para outra mesa, para ser cortada em fatias e distribuída pelos restantes convidados.

O bolo de noiva tradicional é integralmente coberto, branco e com vários andares. Mas cada vez mais os confeiteiros apostam na inovação. Hoje há bolos de noivas de todas as formas, cores e sabores. Quanto mais criativo, maior o efeito surpresa que provocará nos convidados.

A despedida dos noivos

Depois de um dia cheio de emoções é normal que os noivos cheguem à noite estafados. Eles podem sempre escolher uma hora qualquer para saírem, não necessitando de encerrar a festa. Assim, optando pela descrição, o casal deve escolher uma sala para mudar de roupa e despedir-se de algumas pessoas, como pais e padrinhos. No entanto, antes da partida, a noiva deve atirar o bouquet a todas as mulheres solteiras. Diz a tradição que a primeira a agarrar será a próxima a casar.

Depois que o casal deixar a festa rumo a casa, ao hotel, ou para lua-de-mel, os pais dos noivos passam a ser os anfitriões. Para os noivos chegou o tal momento a sós. Talvez os próximos dias pareçam um pouco estranhos, o que é normal. Mas este não é mais do que o início de um novo ciclo de vida.

Boa sorte e parabéns!

Lembre-se: Registre tudo, tire muitas fotos, este material será muito importante para montar o seu video clipe de fotos para passar nas próximas festas.