festa_dicas01 festa_dicas02 festa_dicas03
Depois da cerimônia o que se espera é a festa de casamento. Tenha certeza que o video clipe de fotos está pronto para passar neste dia.

Decoração

A escolha do espaço onde se realizará a festa é uma das decisões mais importantes no processo de preparação de uma festa de casamento. Informe-se junto de familiares e casais amigos sobre os locais que eles recomendam ou conhecem, desde restaurantes, buffets e hotéis. Faça um levantamento das diversas sugestões de locais. Depois de selecionar alguns locais, entre em contato com os proprietários ou responsáveis por esses espaços.

75 ou 400 convidados?

Verifique se o salão é suficientemente amplo para o número de convidados e se é agradável. Um espaço pode ser bonito, mas muito desconfortável.

Verifique o acesso até o local, pois se o acesso for complicado, é conveniente fazer um esquema do trajeto e enviar aos convidados, juntamente com o convite, ou pedir a alguns amigos ou familiares para o distribuírem na saída da igreja. Certifique-se também que o local escolhido tem estacionamento suficiente para os carros de todos os convidados.

É conveniente que os noivos determinem a disposição de lugares, em função das relações pessoais dos convidados, exemplo: Se há duas primas que se detestam, evite sentá-las uma ao lado da outra.

Sentar os casais mais jovens numa mesa, os colegas de faculdade noutra, os amigos dos pais noutra. O que interessa é fazer o possível para que as pessoas se sintam a vontade.

Combine com os recepcionistas para disponibilizar uma lista com a distribuição dos convidados pelas várias mesas logo na entrada do salão.

Faça as contas das despesas extras.

Também é importante saber se a duração da festa está condicionada por regras da casa e como é o serviço do bar.

Pergunte ainda se a gerência do estabelecimento assume a responsabilidade pela decoração e a animação da festa (quanto é que isso lhe pode custar), ou se são os noivos tratar da contratação desses profissionais.

Decoração e animação

Estes são dois fatores cruciais para colorir e alegrar um dia que se pretende inesquecível.

A decoração floral, é importante que exista harmonia entre os arranjos florais das mesas, as toalhas, as cadeiras e, se for caso disso, o espaço exterior envolvente.

Geralmente, os arranjos são feitos com flores frescas. E tenha sempre presente que o bom gosto anda quase sempre de braço dado com a simplicidade.

A música ambiente é fundamental para evitar a monotonia durante a refeição.

Depois, o som deverá ser variado e bem ritmado.

Por tradição, são os noivos que abrem o baile ao som de uma valsa. Esta primeira dança simboliza o apóio dos convidados e a felicidade e união do casal.

Combine com os organizadores a melhor ora para passar o video clipe de fotos.

E para que tudo funcione em perfeita harmonia, teste tudo antes antecipadamente para ter certeza que o clipe de fotos irá funcionar do jeito que os noivos querem.

Verifique a altura do som, iluminação, etc.

DJ, danças de salão, karaoke? As hipóteses de animação para fazer durar a festa até às tantas são mais que muitas.

A escolha depende não só do orçamento mas também do estilo de festa que se pretende – mais formal ou mais eletrizante, com maior ou menor participação dos convidados.

É certo que uma festa de casamento deve agradar, sobretudo, aos noivos. Mas convém ter em conta o perfil dos convidados para ter a certeza que a animação escolhida vai ser um sucesso.

Qualidade da comida

Fundamental para o sucesso de qualquer festa de casamento é a qualidade da comida.

Antes de escolher um espaço, pergunte se pode marcar para provar os pratos propostos. Esta pode até ser uma oportunidade de os noivos juntarem os pais de ambos os lados, caso estes não convivam muito entre si. Assim, para além de um almoço diferente, eles também poderão dar uma opinião sobre a comida.

Depois de experimentar (dê especial atenção às entradas e aos pratos quentes) e de selecionar as suas preferências, certifique-se que a equipe de cozinheiros que confeccionou o que acabou de comer é a mesma que irá preparar o banquete do seu casamento.

Tenha em atenção, também, no número de empregados disponíveis, de modo a que todos os convidados sejam servidos ao mesmo tempo e que o intervalo entre cada prato não seja muito longo.

Há certos detalhes que marcam a diferença se procura um serviço mais sofisticado: o fato de as bebidas não ficarem sobre as mesas – e serem, portanto, servidas pelos empregados ao longo da refeição exige, pelo menos, um ou dois empregados por mesa.

Lembre-se: Registre tudo, tire muitas fotos, este material será muito importante para montar o seu video clipe de fotos para passar na festa de casamento.