damas_buque01 damas_buque02
O buquê da daminha deve ser delicado
Escolher o buquê das daminhas parece fácil, mas pode ser mais complexo do que parece, pois vai depender do estilo da noiva. Se for uma noiva tradicional, vai querer o mesmo estilo ou as mesmas flores para o buquê da dama e se for uma noiva moderna, vai optar por modelos variados.
É o que explicou a decoradora e proprietária da Felicita Per Due, Caroline Gaspari. Para ela, detalhes como a idade, altura e cor do vestido da dama influenciam na escolha do buquê apropriado. “O buquê da daminha não precisa ser uma réplica do buquê da noiva, pode ter flores diferentes. O importante é escolher o vestido da daminha antes de escolher o buquê, pois, escolher o buquê depois dá mais liberdade para que a noiva opte por diferentes modelos de vestidinhos”, explicou Caroline.

Existem variados modelos de buquês para crianças: redondinhos, que são os mais usados, bolas (feitas de um material chamado floral, onde as florzinhas são espetadas e em cima tem uma alça feita com fita, que as daminhas levam feito bolsinhas), cestinhas ou caixinhas de acrílico transparente em forma de coração e quadradas.

“Normalmente são escolhidas flores pequenas e cores claras, para simbolizar a inocência e a pureza da infância. O modelo redondinho é o melhor para as damas. O modelo em cascata ou de braçada fica desconfortável para elas segurarem”, informou a assessora de casamento Adriana Perez.

Tipos de flores
Segundo as profissionais, as flores mais usadas para buquês de daminhas são as mini-rosas (que podem ser de qualquer cor escolhida ou variar em tons da mesma cor), miosótis (na cor lilás), mini-margaridas, camélias (brancas) e também o “mosquitinho”. “As rosas simbolizam o amor, as margaridas a pureza e as camélias transmitem meiguice e delicadeza”, informou Caroline.

A decoradora lembrou que as folhagens ficam de fora devido ao seu tamanho ser desproporcional ao buquê da daminha. Copos de leite, hortênsias, rosas grandes e orquídeas são flores que devem ser evitadas nos buquês, por serem grandes, “a não ser que seja feita uma composição de flores únicas nas mãos das crianças”, destacou ela.

Adriana Perez mostrou que a maneira correta da dama segurar o buquê é com as duas mãos à sua frente. Se forem duas daminhas, elas entram de mãos dadas e o buquê fica na mão que estiver livre, na altura da cintura. “A dama leva o buquê ou a cestinha com pétalas de rosas. É importante lembrar que os dois acessórios não podem ser usados ao mesmo tempo. Além de ser difícil de segurar, cada acessório tem uma função”, notificou.

Novidades
Algumas novidades têm atraído a atenção das noivas. Buquê de pirulitos coloridos, pirulitos de tecido e rosas de chocolate são diferentes e criativos. Diversos profissionais já trabalham com estes produtos e oferecem opções variadas para as daminhas.

O estilista e designer Marçal Rosa, da Cia. dos Buquês, faz em média 15 buquês de pirulitos para daminhas por mês. Cada buquê custa a partir de R$50. “A idéia surgiu da necessidade de uma noiva em fazer algo diferente para suas daminhas. Pesquisei vários materiais e escolhemos o pirulito por ser infantil e por incentivar a criança a desempenhar o papel de daminha na cerimônia”, contou.

A designer floral Monique Amorim, da Decorart, se inspirou em um trabalho de um designer internacional e teve a idéia de criar pirulitos feitos com tecido e fitas. “A idéia tem feito sucesso, pois, os pirulitos feitos em fita têm mais brilho e são mais coloridos. Outra vantagem é que não estraga e pode ser guardado até o casamento”, opinou. Um buquê com cinco pirulitos em fita pequenos custa R$60.

– Eu gosto de novidades criativas, os buquezinhos precisam ser feitos com material que combine com a criança. Acho o buquê de pirulitos bonito, porque é colorido e infantil. Os pirulitos de chocolate ao leite marrom dificilmente ornam com alguma cor do vestido ou decoração, melhor se forem feitos de chocolate branco. Mas ambos derretem com facilidade. O buquê de flores naturais é o mais tradicional, é clássico. Sendo assim, dificilmente as noivas errarão na escolha. – concluiu Adriana Perez.

Dicas para escolher o buquê da dama de honra:

– Escolha a cor do buquê de noiva
– Decida o vestido das daminhas
– Decida se o seu buquê vai ter as mesmas flores que o buquê das suas damas
– Escolha flores da época
– Dê preferência para flores claras e delicadas
– Escolha o modelo de buquê que as damas levarão
– Analise se o tipo de buquê condiz com a idade e a altura das daminhas
– Escolha cores que combinem com os vestidos das damas
– Verifique o acabamento (fitas, laços e detalhes).