chadecozinha_sobre01 chadecozinha_sobre02 chadecozinha_sobre03
O Chá de Cozinha (chamado de Chá de Panela em alguns locais) é uma reunião divertida da noiva com suas amigas, que funciona como uma despedida de solteira e uma oportunidade de ser presenteada com utensílios para seu novo lar.

Tradição que nasceu nos Estados Unidos, o Chá de Cozinha foi abraçado pela cultura brasileira. Geralmente é organizado por uma amiga ou parente que oferece a casa, faz os convites, organiza a lista de presentes e as brincadeiras que acontecerão na festa.

É ela também que fica responsável pelas bebidas. As convidadas levam doces ou salgados e os presentes determinados nos convites. (Veja sugestões abaixo). Geralmente é realizado 1 mês antes da data do casamento, para que possa ser curtido com calma, sem os atropelos dos últimos dias.

Já o Chá de Bar é a versão masculina do Chá de Cozinha.
Geralmente são marcados para o mesmo dia, em locais diferentes ou no mesmo local, um em seguida ao outro. Muitos casais optam por fazer uma despedida única, que reúna todos os amigos. Aí, a lista de presentes engloba utensílios de cozinha e bar, sempre apresentada pela noiva a quem está organizando.

Animação do chá de panela

Chá de panela é uma ótima oportunidade para que a família do casal tenha um gostoso momento de integração. Também é uma maneira das amigas, parentes e, se quiser, até do noivo homenagear a noiva. Em versão moderna, esse tipo de evento tem ganhado maior sofisticação e muitas vezes se baseia em um tema específico, seja árabe, cigano, mexicano etc. Isto dá direito a decoração, figurino e buffet típicos.

Modificações à parte, sem dúvida, o melhor da festa continua sendo as divertidas brincadeiras. Na hora de escolhê-las, a dica dos profissionais da área é manter o bom senso, levando em consideração o perfil da noiva e dos convidados. A pessoa responsável pela organização do chá de panela pode cuidar desse detalhe importante para evitar possíveis constrangimentos.

É válido aproveitar a oportunidade (pode ser preenchendo um questionário) e colher alguns dados sobre a vida do casal, suas preferências, tempo de namoro. Tais informações podem ser usadas na hora das brincadeiras. Conforme o estilo do evento, a animação pode seguir uma linha mais comportada ou mais apimentada, que inclui jogos eróticos, como o famoso strip-tease da noiva.

Aos perdedores das brincadeiras podem ser aplicadas prendas (dançar, imitar um animal), mas a novidade passou a ser dar aos vencedores brindes (devem simples ou ficará dispendioso). Se você quiser e puder pagar por uma animação mais completa, existem, entretanto, poucos profissionais que fazem eventos destinados a adultos. Veja Guia de Endereços. O trabalho vai desde recepcionar os convidados até dá dicas prévias de bufê e decoração.

Algumas sugestões de brincadeiras para animar o chá de panela:

1) Jogos de perguntas e respostas são sempre bem-vindos;

2) Strip-tease da noiva. Sempre que erra uma pergunta, ela precisa tirar uma peça de roupa. Este jogo não está mais sendo usado com a mesma freqüência de antes, pois muitas vezes pode constranger a dona da festa e até mesmo algum convidado;

3) Para noivas e convidados mais liberais, outra dica caliente é contratar um ou mais dançarinos para fazer um divertido strep-tease. Deve-se ter o mesmo cuidado que no item anterior;

4) Para que todos os convidados participem, procure integrá-los através de disputas coletivas. As gincanas têm sempre ótimos resultados e incluem as mesmas brincadeiras do tempo de colégio (ovo na colher, corrida de saco, dança da cadeira);

5) Bingo diverte e consegue agradar jovens amigas, mamães, sogras e vovós;

6) Tradicional também é dançar com balões de ar (também conhecidos por bexigas e papos de anjo) amarrados nos pés. Enquanto a música rola, o objetivo é estourar a bexiga das concorrentes e, claro, evitar que estourem a sua. Ganha quem termina com sua bexiga nos pés;

7) Outra dança descontraída é de duas pessoas que, uma de frente para a outra, precisam segurar uma laranja ou uma bola de tênis com a testa. Vence a disputa quem não deixar o objeto cair;

8) Peça para que a noiva, de olhos vendados, adivinhe os objetos ganhados utilizando as mãos ou apenas tocando-os com os pés. Sempre que ela erra precisa pagar uma prenda.

9) Por fim, uma boa idéia é encerrar o chá de panela incrementando a opção acima. Quando for levar o último objeto para que a noiva adivinhe o que é, peça para que o noivo seja o garçom. Vestido a caráter, ele deve levar uma bandeja com champanhe e gelo (não coloque as taças para evitar acidentes, já que a noiva estará de olhos vendados). Quando ela tirar a venda, terá uma emocionante surpresa. Em seguida, o garçom de verdade os serve e os amigos do noivo entram para incrementar ainda mais a festa.