Estudos Bíblicos Estudos da Semana Últimas Notícias

Os Israelitas são Contados pela Quarta Vez

Hotel em Promoção - Caraguatatuba
Faça Sua Parte - Compartilhe!

Esta era a quarta vez que os judeus eram contados.

  1. Inicialmente, a Torá registra que os membros da família de Yaacov que desceram ao Egito era de setenta.
  2. A Torá declara que seiscentos mil homens deixaram o Egito.Essas cifras indicam que o povo judeu multiplicou-se de maneira milagrosa no Egito. Devido à Providência Especial de D’us, o pequeno clã de Yaacov, a despeito de planos inimigos para exterminá-lo, tornou-se miraculosamente uma nação que compreendia milhões de almas.
  3. Após o pecado do bezerro de ouro, a onze de Tishrei de 2448, os israelitas foram contados pela terceira vez.O censo foi tomado como um sinal do amor nutrido por D’us e Sua preocupação com os judeus – mesmo após o pecado.
  4. Agora, o primeiro de Iyar de 2449, quase sete meses após o último censo, o povo foi contado novamente.Não houve mudanças desde a última contagem. Por que D’us ordenou o censo?

Os Objetivos Desta Contagem

D’us ordenou este censo por diversas razões.

Receba Estudos no Celular!

Eis aqui algumas:

  1. O objetivo principal desta contagem era apurar os ancestrais de cada indivíduo, determinando assim sua tribo. Mais adiante, nesta parashá, o povo judeu será ordenado a formar grupos (de acordo com suas tribos). Estes grupos acampariam e viajariam numa determinada ordem sob estandartes. Portanto, era necessário determinar a qual tribo cada judeu pertencia.
  2. O povo logo adentraria a Terra Santa. D’us ordenou esta contagem para descobrir quantos homens serviriam no exército e poderiam ajudar na conquista do país.
  3. Quando o Tabernáculo foi consagrado, a Presença de D’us desceu do céu para repousar na terra. Um rei conta seu exército no dia em que é coroado para saber quantos soldados tem. Da mesma forma, D’us pediu a Moshê para descobrir o número de judeus no qual Sua Shechiná (Presença Divina) poderia repousar.

D’us diz: “Sempre que o total do povo judeu é mencionado, fico contente, pois representa o número de soldados em Meu exército, que cumprem Minha Vontade no mundo.”

À noite, o homem de negócios voltou exausto para casa. Havia sido um dia caótico e exaustivo – telefonemas, memorandos, pedidos, enviar mercadorias. Ele queria apenas ter um bom jantar e cair na cama. Não obstante, primeiro dedicou tempo para fazer algo em especial. Apesar de tomar tempo e exigir concentração, proporcionava-lhe muito prazer. Tirou de sua maleta os cheques e boletos bancários que juntou durante o dia, contando-os diversas vezes. Esquecendo-se de seu cansaço, encheu-se de satisfação e prazer.

A pessoa investe tempo e esforço para inspecionar e contar objetos que lhe são preciosos. Quanto mais valioso o item, mais cuidadosamente ele o verificará.

O Todo-Poderoso conta o povo judeu freqüentemente, demonstrando que a Seus próprios olhos cada indivíduo é essencial. Portanto, a Torá detalha extensamente os números do povo judeu. Apenas na parashá de Bamidbar há quatro listagens diferentes do número de judeus.

Outra Razão pela qual D’us Queria que os Judeus Fossem Contados

Imagine que você está entre as pessoas que são contadas no deserto. Ficaria perante Moshê, Aharon e os líderes das tribos. Qual a sensação? Não é uma experiência emocionante? Você está face a face com os líderes de Torá da nação judaica.

À aproximação de cada um, Moshê – o grande profeta de D’us – e Aharon – o sagrado Sumo Sacerdote – escutavam o nome da pessoa, olhavam-na, e silenciosamente a abençoavam.

Desta maneira, cada judeu ganhava o mérito de ser abençoado pelos homens mais notáveis da nação. Cada pessoa sentia quão importante era aos olhos de D’us.

D’us deseja que percebamos como cada pessoa merece Sua consideração e apreço.

Bamidbar é Denominado o Livro de Números

O Livro de Bamidbar também é chamado de “Livro de Números”. Contém um censo detalhado nesta parashá, e outro na parashá de Pinechas. O título, “Livro de Números”, assinala novamente a importância que D’us dá a contagem do povo judeu, pois esse ato é realmente uma expressão de Seu amor por eles.

Qual o Resultado da Contagem?

Demorou um longo tempo até que Moshê, Aharon e os líderes das tribos recebessem e contassem as moedas. Quando todas foram contadas, Moshê obteve estes resultados:

TriboNúmero de Homens
Reuven46.500
Shimon59.300
Gad45.650
Yehudá74.600
Yissachar54.400
Zevulun57.400
Efrayim40.500
Menashê32.200
Binyamin35.400
Dan62.700
Asher41.500
Naftali53.400
Total603.550

Foram contados 603.550 homens acima de vinte anos no mês de Iyar de 2449.

Na relação acima, há uma tribo faltando, a tribo de Levi. Foi contada separadamente, como explicaremos adiante.

A Torá prossegue, contando-nos como as tribos acamparam no deserto.

Fonte: pt.chabad.org

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba