Estudos Bíblicos

Por que Jesus não veio antes (ou depois)?

Por que Jesus não veio antes (ou depois)?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Se Jesus é o único caminho para o Céu, porque Ele foi crucificado bem depois do início da História? Se é o único caminho, porque Ele não foi enviado à Terra após o primeiro pecado para ser crucificado pelos pecados do mundo?

Receba Estudos no Celular!

Por Leandro Márcio Teixeira

Se Jesus é o único caminho para o Céu, porque Ele foi crucificado bem depois do início da História? Se é o único caminho, porque Ele não foi enviado à Terra após o primeiro pecado para ser crucificado pelos pecados do mundo? Porque Jesus foi enviado num tempo determinado, e não mais cedo ou mais tarde? Romanos 5.6 diz:

“Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios”.

Mas como a Bíblia não diz porque este foi o melhor tempo, então, só podemos especular.

Não foi cedo demais

Porque Deus simplesmente não desce e se mostra para todo mundo? Se Deus viesse em toda a Sua glória, nós seríamos destruídos! Porém, Deus é Todo Poderoso, e Ele poderia vir ocultando bastante Sua glória, o suficiente para que Sua presença direta não nos destrua. Se Ele descesse de uma maneira que nos obrigasse a crer, então como poderíamos ter fé, ou decidir livremente sem que se estivesse sob coação? Mas se Deus viesse ocultando parte da Sua glória, e desse evidências de quem Ele era, mas não de uma maneira que fosse tão óbvia para todo mundo que as pessoas teriam necessariamente que crer, querendo elas ou não, quantas vezes Deus teria que fazer isto? E se Ele fez isto apenas uma vez, há 2 mil anos?

Maior parte da população veio depois de Cristo

Segundo estimativas, cerca de 100 bilhões de pessoas já viveram na Terra. Destas, talvez uns 80% nasceram depois da vinda de Cristo.

Justiça para os que vieram antes

Deus olha para as pessoas de acordo com a verdade que elas detém; o pecado não era contabilizado quando não havia lei (Rom. 4.15; 5.13). Então as pessoas que viveram antes de Cristo, como Abraão, Moisés, Davi poderiam ser salvos através de Cristo, mesmo que Ele não tivesse vindo ainda.

Tempo de relativa paz

A época em que Cristo veio foi um período de relativa paz comparada com os tempos anteriores, das conquistas do Império Romano, e depois, com as guerras romanas contra o império Parta (ou Arsácida) e as invasões bárbaras ao Império Romano.

Melhor época para expansão

Os romanos construíram extensas estradas. Se Jesus tivesse vindo antes deste tempo, seria muito mais difícil a divulgação do evangelho para terras distantes. Se Cristo viesse hoje, ele teria disponível um grande número de ferramentas para alcançar pessoas em todo o mundo, como a TV e a Internet. Entretanto, este pensamento pode ser enganoso. Muito do que temos hoje no tocante ao desenvolvimento social, humano e tecnológico advém justamente do fato de Jesus ter existido. Se o Filho de Deus nunca tivesse encarnado, a nossa civilização teria tomado, certamente, outros rumos, e é bem possível que tivéssemos um mundo pior do que temos hoje.

Preservação dos materiais

Se Ele tivesse vindo bem mais cedo, nós poderíamos ter muitos poucos manuscritos mostrando a confiabilidade do Novo Testamento.Se tivesse vindo séculos mais tarde poderíamos ter mais, mas mesmo assim temos cerca de 10000 manuscritos e fragmentos do Novo Testamento. O mais antigo, por sinal, é o papiro John Rylands, datado de 110-138 d.C.

Mais uma vez, se Cristo tivesse vindo nos tempos modernos, nossas mídias digitais permitiriam não só a propagação, mas a conservação de uma maneira muito mais eficiente de tudo o que Jesus fez. É claro, tudo isto é especulação; e não há motivo para pensar que as pessoas creriam com mais facilidade nos seus ensinamentos hoje do que há dois mil anos. Não é a qualidade nem a quantidade de argumentos e provas que converte um homem, mas a misericórdia de Deus que regenera o coração do pecador para que ele, voluntariamente, creia nas verdades divinas para a sua salvação.

Fonte: NAPEC

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.