Estudos Bíblicos

O Reino de Cristo

O Reino de Cristo
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Este breve estudo trata a respeito do Reino de Cristo, analisando o texto do capítulo 20 do livro do Apocalipse, e relacionando-o com toda a revelação bíblica, especialmente os dois eventos que o definem: a primeira e a segunda vinda de Jesus. 

Receba Estudos no Celular!

Incendiário

Este breve estudo trata a respeito do Reino de Cristo, analisando o texto do capítulo 20 do livro do Apocalipse, e relacionando-o com toda a revelação bíblica, especialmente os dois eventos que o definem: a primeira e a segunda vinda de Jesus. O Reino, simbolicamente chamado de milênio por causa de sua extensão e abrangência, fica compreendido entre estas duas datas.

Cristo começa a reinar em Sua primeira vinda, com Seu nascimento virginal, Seu ministério terreno, Sua morte, ressurreição, ascensão e com o derramamento do Espírito Santo sobre a Sua Igreja; e Seu Reino extende-se até Sua segunda vinda, com Seu retorno glorioso e o julgamento final de anjos e homens, quando então entrega o Reino ao Pai.

A tribulação inicia logo no início do Reino, e vai se tornando cada vez mais intensa, até chegar o momento conhecido como Grande Tribulação, um breve período tenebroso que antecede a Segunda Vinda, no qual o julgamento de Deus contra os homens e a perseguição contra a Igreja alcança os níveis mais elevados.

Veremos que Jesus venceu a morte na cruz, derrotou estrategicamente o diabo e conquistou a salvação dos eleitos. Todo poder Lhe foi dado no céu e na terra, e Ele reina sobre a Igreja e através da Igreja, a qual é Seu corpo, do qual Ele é o cabeça. Descobriremos que este Reino é o cumprimento das promessas feitas a Abraão e Davi, um reino espiritual, do qual fazem parte todos aqueles que participam da primeira ressurreição, isto é, aqueles que são regenerados pelo Espírito Santo e justificados pela fé no sacrifício vicário de Jesus.

A seguir, ao analisarmos os textos referentes à segunda Vinda, veremos que o Último Dia será um evento único, no qual Cristo retornará em glória, ressuscitará os homens, julgará o mundo, transformará os justos, condenará os ímpios, consumirá a terra com fogo, e estabelecerá o Reino Eterno no novo céu e na nova terra.

Leia o capítulo 20 de Apocalipse, veja o gráfico abaixo e acompanhe os versículos seguintes:

Então, vi descer do céu um anjo; tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente. Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos; lançou-o no abismo, fechou-o e pôs selo sobre ele, para que não mais enganasse as nações até se completarem os mil anos. Depois disto, é necessário que ele seja solto pouco tempo.

Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar. Vi ainda as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus, tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos.

Os restantes dos mortos não reviveram até que se completassem os mil anos. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos. Quando, porém, se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão e sairá a seduzir as nações que há nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, a fim de reuni-las para a peleja. O número dessas é como a areia do mar. Marcharam, então, pela superfície da terra e sitiaram o acampamento dos santos e a cidade querida; desceu, porém, fogo do céu e os consumiu.

O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos. Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros. Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras.

Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.

Apocalipse 20:1-15

Veja mais em Jesus Cristo

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.