Estudos Bíblicos Estudos da Semana Teologia Sob Medida

Hebreus: conselhos para a vida

Hebreus: conselhos para a vida
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Permaneça o amor fraternal. Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, não o sabendo, hospedaram anjos. Lembrai-vos dos presos, como se estivésseis presos com eles, e dos maltratados, como sendo-o vós mesmos também no corpo. Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará. Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei. E assim com confiança ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei O que me possa fazer o homem. (Hebreus 13:1-6)

Receba Estudos no Celular!

Muito se discute sobre a carta aos Hebreus. Os estudiosos não apontam a autoria dos escritos ao apóstolo Paulo, mas a Apolo. O estilo de apresentação dos argumentos e as figuras de linguagem não fazem parte do acervo linguístico de Paulo. O autor, portanto, trata de escrever uma carta sobre Cristo, seu caráter como filho e sua supremacia como Deus. Ele apresenta evidências de sua majestade e poder e revela Jesus Cristo como autor e consumador de nossa fé (Hb 12:1-3).

Por ser uma carta densa, gostaríamos de trazer conselhos práticos para nossa vida cotidiana determinados pelo próprio autor no capítulo de despedida (Hb 13) Considerando que é na despedida que destacamos aquilo que é mais importante para os leitores numa espécie de conclusão, o ensino é breve, mas válido.

  • Seja constante o amor pelo próximo

A hospitalidade entre os cristãos do primeiro século os marcou como membros da família de Deus. Esfriando a fé, seria natural que houvesse uma diminuição de amor na prática. Por isso, o autor de Hebreus faz um alerta: venha o que é bom e mantenham como está.  

A constância é o maior desafio da vida cristã desde os primeiros convertidos. Por isso, é preciso estar atento à palavra, diligentes em relação ao espírito e constantes no amor ao próximo.

  • Coloque seu amor em prática

A fé deve ser acompanhada de ações. O amor também. Só amamos quando o nosso coração se move em direção à necessidade do outro. Por isso, a instrução de sofrer com os que sofrem não aparece apenas uma vez na Bíblia.

“A fim de que não haja divisão no corpo, mas sim que todos os membros tenham igual dedicação uns pelos outros. Desse modo, quando um membro sofre, todos os demais sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se regozijam com ele. Ora, vós sois o Corpo de Cristo, e cada pessoa entre vós, individualmente, é membro desse Corpo.” I Coríntios 12:25-27.

  • Valorize seu matrimônio

“Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.” Efésios 5:5

“Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;” Colossenses 3:5

“Não te deitarás com a mulher do teu próximo, para que não te tornes impuro com ela.” Levítico 18:20

Assim como encontramos nos versículos acima, a impureza e a avareza são condenadas juntamente. Todo homem é tentado a buscar conforto e segurança nas coisas materiais, mas o cristão fiel depende do Senhor, dispensando o acúmulo de tesouros na terra e, muitas vezes, de prazeres hedonistas.

  • Seja santo

Os hebreus são ensinados a buscar o auxílio de Deus. Pois Ele é o nosso perfeito auxílio.

Com sua ajuda, conseguimos vencer as tentações, o pecado e viver uma vida com plenitude, cheia de propósito e significado. NEle, o amor permanece constante, o fogo se mantém acesso e o conhecimento de Deus só cresce. Para viver uma vida leve, precisamos viver perto de quem carrega nossos fardos.

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. Mateus 11:28-30

Fonte: Hélio Barros Leite

Hotel em Promoção - Caraguatatuba