Estudos Bíblicos Teologia Sob Medida

Eu quero conhecer Jesus e ser achado nele

Eu quero conhecer Jesus e ser achado nele
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Ao contrário de outras cartas escritas por Paulo, Filipenses não é estritamente pastoral. É mais uma narrativa de gratidão pelas ofertas recebidas do que um coletivo de correções do ensino doutrinário como vemos, por exemplo, em I Coríntios. Em Filipenses, encontramos uma carta de amigo para amigos. Paulo fala sobre alegria e aborda alguns outros assuntos sob uma perspectiva mais íntima. Podemos dividir os quatro capítulos do livro dessa forma:

Receba Estudos no Celular!

Introdução, 1:1-7
I. Cristo, a vida do cristão: Regozijar-se apesar do sofrimento, 1:8-30
II. Cristo, o modelo do cristão: Regozijar-se em servir com humildade, 2:1-30
III. Cristo, o objeto da fé, desejo e perspectiva do cristão, 3:1-21
IV. Cristo, a fortaleza do cristão: Regozijar-se em meio à angústia, 4:1-9
Conclusão, 4:10-23

Hoje, daremos ênfase aos primeiros versos do capítulo três e do significado da expressão “ser achado nEle”, trazida por Paulo de forma natural e tão impactante ao mesmo tempo.

O objetivo da fé

Não é exagerado dizer que o objetivo da fé é glorificar a Deus com tudo o que somos e utilizarmos o novo nascimento como forma de encontrar paz, alegria e sentido para a vida cotidiana. Paulo está dizendo que o objetivo da fé não é dar amplo foco às leis, regras e moldes, mas desfrutar do relacionamento com Cristo, sendo transformado por Ele a cada dia.

“Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão;
Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne.” Filipenses 3:2,3

Esquadrinhando o sentido desses versículos, os cães e os maus obreiros eram aqueles que espalhavam doutrinas destrutivas e não contribuíam com a expansão do evangelho verdadeiro, segundo a sã doutrina. No versículo três, lemos sobre a circuncisão. Paulo define a verdadeira circuncisão como uma questão do coração e não da carne. Ele revela três aspectos dessa prática:  servir a Deus no Espírito; gloriar-se em Jesus Cristo e não confiar em nenhuma honra ou realização humana como um meio de chegar a Deus.

O objetivo da fé, portanto, é conhecer a Cristo e ser achado nEle.

Deixando tudo para trás

O novo nascimento em Jesus Cristo nos faz perceber que o nosso passado glorioso de nada vale.

“Em resposta, Jesus declarou: “Digo a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”. João 3:3

“Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova”. Romanos 6:4

“Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim”. Gálatas 2:20

Não há como ser mais claro do que João 3:3. Se não nascermos de novo, não veremos o reino de Deus. Muito disso está relacionado à nossa  consciência pecaminosa que antecede o novo nascimento. Perceba que se não tivermos o nosso ser desconstruído por Cristo não conseguiremos vê-lo como Ele realmente é.

O apóstolo Paulo deixa claro que seus títulos e honras do passado de nada valem na caminhada cristã. Aqui está uma verdade desafiadora lançada pelo apóstolo: títulos, honras e poder não significam absolutamente nada para Cristo. Afinal, isso não é capaz de nos salvar e, tão pouco, livrar-nos do pecado.

Os romanos e gregos eram povos extremamente influenciados pela filosofia . Eles prezavam pelo intelecto, pela psiquê e pela racionalidade do conhecimento. O próprio Paulo, quando foi pregar na Grécia, enfrentou dificuldades diante de seus ouvintes extremamente críticos (Atos 17:22). O fato de abordar esse assunto é, também, uma forma de instruir os leitores da carta que Cristo está acima do que entendemos como razão.

Portanto, para alcançar o coração de Cristo a humildade é fator primordial. Afinal, Deus concede graça aos humildes.

Ser achado nEle

E seja achado nEle, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé;
Para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte; para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos.
Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Filipenses 3:9-12

Para ser encontrado em Deus é preciso, então, despir-se de todos os pré-conceitos e depender unicamente de sua graça. Para ser achado em Jesus Cristo , não podemos contar com a nossa justiça, mas com a justiça de Deus, que vem pela fé em Jesus Cristo.

É Jesus que torna possível a justificação dos homens. Só seremos encontrados nEle por meio do exercício da nossa fé. Nesse sentido, o objetivo primeiro é conhecer Jesus. Enquanto o conhecemos, somos achados nEle; enquanto o conhecemos, somos libertos do pecado; enquanto O conhecemos, somos transformados de dentro para fora.

Conclusão

O conhecimento progressivo – é preciso lembrar que esse é um processo diário – só traz benefícios ao crente. À medida que nos relacionamos com Cristo, somos transformados em pessoas melhores, cheios dos frutos do espírito, com palavras doces como o mel, com a moral coerente e uma vida que seja realmente relevante para nós e para o próximo.

Portanto, esforce-se para conhecer Jesus e para ser achado nEle.

Fonte: www.eismeaqui.com.br

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.