Estudos Bíblicos

Eu acredito no culto orientado ao consumidor

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Eu creio que nossas igrejas deveriam dedicar-se ao culto orientado ao consumidor. Isto é, deveríamos identificar o público-alvo do nosso culto de adoração: nosso consumidor ou nosso cliente. Então, nós deveríamos conduzir estudos para determina…

POR RICHARD D. PHILLIPS

Eu creio que nossas igrejas deveriam dedicar-se ao culto orientado ao consumidor. Isto é, deveríamos identificar o público-alvo do nosso culto de adoração: nosso consumidor ou nosso cliente. Então, nós deveríamos conduzir estudos para determina o que nosso público-alvo gosta no culto. O que fará nosso cliente retornar? O que alegrará o público-alvo no culto? Depois, deveríamos fornecer um culto que satisfaz essas preferências e valores. É isso que quero dizer ao falar que acredito em culto orientado ao consumidor.

Mas, a questão é: Quem é o público-alvo do nosso culto?

Eu acredito que o público-alvo do nosso culto é Deus. Nosso culto é direcionado ao próprio Deus – para seu prazer e sua glória. O que devemos fazer no culto de adoração é aquilo que Deus deseja que façamos, o que Deus gosta, o que trará Deus de volta semana a semana.

Eu acredito que o público-alvo do nosso culto é Deus. Nosso culto é direcionado ao próprio Deus – para seu prazer e sua glória.

Mas evangelismo não é o propósito principal do culto? Ou, se não é o evangelismo, não seria a edificação o propósito principal do culto? A resposta é Não. O propósito do culto e da adoração é doxologia. Nós vamos à igreja para glorificar a Deus e ter prazer em agradá-lo.

A razão para isso é que adorar não é um verbo intransitivo. Um verbo intransitivo é aquele que não tem um objeto direto. Sorrir é um verbo intransitivo. Você apenas sorri. Não há objeto. Mas adorar não é como sorrir. Você não adora apenas. Adorar é um verbo transitivo. Você sempre adora alguém e alguma coisa. E, no culto, os cristãos adoram o Deus triúno da Bíblia: Pai, Filho e Espírito Santo.

Uma coisa maravilhosa sobre um culto teocêntrico é que quando você entende direito o produto, você também compreende os subprodutos. Evangelismo e edificação não são produtos do culto, mas subprodutos. E quando você torna a glória de Deus o produto do culto de adoração, você tem uma experiência de adoração evangelística e edificante. A razão para isso é que o culto que agrada a Deus é um culto bíblico, e é pela Bíblia que somos regenerados e santificados.

Quando você torna a glória de Deus o produto do culto de adoração, você tem uma experiência de adoração evangelística e edificante.

Assim, este é meu apelo: culto orientado ao consumidor, na medida em que você entenda que o consumidor de nosso culto é ninguém mais que o próprio Deus.

Veja mais em Neopentecostalismo

 

 

 

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