Estudos Bíblicos

Calvinismo versus Arminianismo: qual das visões está correta?

Calvinismo versus Arminianismo: qual das visões está correta?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Depravação Total – Como resultado da queda de Adão, toda a raça humana é afetada; toda a humanidade encontra-se morta em delitos e pecados. O homem é incapaz de salvar a si mesmo (Gênesis 6:5; Jeremias 17:9, Romanos 3:10-18).

Receba Estudos no Celular!

“Calvinismo versus Arminianismo: qual das visões está correta?”

Resposta: O Calvinismo e o Arminianismo são dois sistemas teológicos que tentam explicar a relação entre a soberania de Deus e a responsabilidade humana em relação à salvação. O Calvinismo recebeu este nome por causa de John Calvin (João Calvino), teólogo francês que viveu de 1509 a 1564. O Arminianismo recebeu este nome por causa de Jacobus Arminius, teólogo holandês que viveu de 1560 a 1609.

Os dois sistemas podem ser resumidos em cinco pontos. O Calvinismo defende a “depravação total”, enquanto o Arminianismo defende a “depravação parcial”. Segundo a “depravação total”, cada aspecto da humanidade está contaminado pelo pecado, e por isso, os seres humanos são incapazes de vir a Deus por iniciativa própria. A “depravação parcial” defende que cada aspecto da humanidade está contaminado pelo pecado, mas não ao ponto de fazer que os homens sejam incapazes de colocar sua fé em Deus por iniciativa própria.

O Calvinismo defende a “eleição incondicional”, enquanto o Arminianismo defende a “eleição condicional”. A “eleição incondicional” afirma que Deus elege pessoas para a salvação baseado inteiramente em Sua vontade, e não em nada que seja inerente à pessoa. A “eleição condicional” afirma que Deus elege pessoas para a salvação baseado em sua pré-ciência de quem crerá em Cristo para a salvação.

O Calvinismo defende a “expiação limitada”, e o Arminianismo defende a “expiação ilimitada”. Este, dos cinco pontos, é o mais polêmico. A “expiação limitada” é a crença de que Jesus morreu apenas pelos eleitos. A “expiação ilimitada” é a crença de que Jesus morreu por todos, mas que Sua morte não tem efeito enquanto a pessoa não crê.

O Calvinismo defende a “graça irresistível” e o Arminianismo, a “graça resistível”. A “graça irresistível” defende que quando Deus chama alguém para a salvação, esta pessoa inevitavelmente virá para a salvação. A “graça resistível” afirma que Deus chama a todos para a salvação, mas muitas pessoas resistem e rejeitam este chamado.

O Calvinismo defende a “perseverança dos santos”, enquanto o Arminianismo defende a “salvação condicional”. A “perseverança dos santos” se refere ao conceito de que a pessoa que é eleita por Deus irá perseverar em fé e nunca negará a Cristo ou se desviar Dele. A “salvação condicional” é a visão de que um crente em Cristo pode, por seu livre arbítrio, se desviar de Cristo e, assim, perder a salvação.

Portanto, neste debate entre Calvinismo e Arminianismo, quem está correto? É interessante notar que na diversidade do Corpo de Cristo, há toda a sorte de mistura de Calvinismo e Arminianismo. Há quem apóie cinco pontos do Calvinismo e cinco pontos do Arminianismo, e ao mesmo tempo, há quem apóie apenas três pontos do Calvinismo e dois pontos do Arminianismo. Muitos crentes chegam a um tipo de mistura das duas visões. No final, é nossa visão que os dois sistemas falham por tentar explicar o inexplicável. Os seres humanos são incapazes de compreender totalmente um conceito como este. Sim, Deus é absolutamente soberano e de tudo sabe. Sim, os seres humanos são chamados a fazer uma decisão genuína a colocar sua fé em Cristo para a salvação. Estes dois fatos parecem contraditórios para nós, mas na mente de Deus, fazem completo sentido.

O que é o Calvinismo?

Resposta: Os cinco pontos do Calvinismo podem ser resumidos pelo acrônimo TULIP, referente às iniciais dos pontos em inglês. Eles são a depravação total, a eleição incondicional, a expiação limitada, a graça irresistível e a perseverança dos santos. Aqui estão as definições e referências bíblicas que os calvinistas usam para defender as suas crenças:

Depravação Total – Como resultado da queda de Adão, toda a raça humana é afetada; toda a humanidade encontra-se morta em delitos e pecados. O homem é incapaz de salvar a si mesmo (Gênesis 6:5; Jeremias 17:9, Romanos 3:10-18).

Eleição Incondicional – Porque o homem é morto no pecado, ele é incapaz de iniciar uma resposta a Deus, portanto, na eternidade passada Deus elegeu certas pessoas para a salvação. A eleição e predestinação são incondicionais, ou seja, não se baseiam na resposta do homem (Romanos 8:29-30; 9:11, Efésios 1:4-6, 11-12) porque o homem é incapaz de responder e nem quer.

Expiação Limitada – Porque Deus determinou que certas pessoas seriam salvas como resultado da eleição incondicional de Deus, Ele determinou que Cristo morreria apenas pelos eleitos. Todos a quem Deus elegeu e por quem Cristo morreu serão salvos (Mateus 1:21, João 10:11; 17:09, Atos 20:28, Romanos 8:32, Efésios 5:25).

Graça Irresistível – Aqueles a quem Deus elegeu Ele chama a si mesmo através da graça irresistível. Deus torna o homem disposto a se aproximar dEle. Quando Deus chama, o homem responde (João 6:37, 44; 10:16).

Perseverança dos Santos – Aqueles exatamente a quem Deus elegeu e atraiu a Sim mesmo através do Espírito Santo irão perseverar na fé. Nenhum dos que Deus escolheu serão perdidos; estão eternamente seguros (João 10:27-29, Romanos 8:29-30, Efésios 1:3-14).

Embora todas essas doutrinas tenham uma base bíblica, muitas pessoas rejeitam todas ou algumas delas. Os chamados “calvinistas de quatro pontos” aceitam a depravação total, eleição incondicional, graça irresistível e perseverança dos santos como doutrinas bíblicas. O homem é pecador e definitivamente incapaz de acreditar em Deus por conta própria. Deus elege pessoas com base apenas na Sua vontade – a eleição não é baseada em qualquer mérito na pessoa escolhida. Todos aqueles a quem Deus escolheu virão à fé. Todos aqueles que são verdadeiramente nascidos de novo irão perseverar na fé. Quanto à expiação, no entanto, os calvinistas de quatro pontos creem que a expiação seja ilimitada, argumentando que Jesus morreu pelos pecados de todo o mundo, não só pelos pecados dos eleitos. “E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo” (1 João 2:2). Outros versículos em oposição à expiação limitada são João 1:29, 3:16, 1 Timóteo 2:6 e 2 Pedro 2:1.

Os calvinistas de cinco pontos, no entanto, têm problemas com o Calvinismo de quatro pontos. Primeiro, eles argumentam que se a depravação total for verdadeira, então a expiação ilimitada não pode ser verdade porque, se Jesus morreu pelos pecados de cada pessoa, então se ou não a Sua morte é aplicável a um indivíduo depende em se essa pessoa “aceita” a Cristo ou não. Entretanto, com base na descrição acima da depravação total, o homem em seu estado natural não tem nenhuma capacidade de escolher a Deus, e nem quer. Além disso, se a expiação ilimitada for verdadeira, então o inferno está cheio de pessoas por quem Cristo morreu. Ele derramou o Seu sangue em vão por elas. Para o calvinista de cinco pontos, isso é impensável. Atenção: este artigo é apenas um breve resumo dos cinco pontos do calvinismo. Para uma análise mais aprofundada, por favor visite as seguintes páginas: depravação total, eleição incondicional, expiação limitada, graça irresistível e perseverança dos santos.

O que é Arminianismo?

Resposta: O Arminianismo é um sistema de crença que tenta explicar a relação entre a soberania de Deus e o livre-arbítrio da humanidade, especialmente em relação à salvação. O Arminianismo recebe esse nome devido a Jacó Armínio (1560-1609), um teólogo holandês. Enquanto o Calvinismo enfatiza a soberania de Deus, o Arminianismo enfatiza a responsabilidade do homem. Se o Arminianismo for dividido em cinco pontos, semelhantes aos cinco pontos do Calvinismo, estes seriam os cinco pontos:

(1) Depravação Parcial – a humanidade é corrompida pelo pecado, mas não ao ponto de não podermos escolher nos aproximar de Deus por nossa conta. Somos capazes de escolher aceitar ou rejeitar a salvação sem qualquer influência de Deus. Observação: o Arminianismo clássico rejeita a “depravação parcial” e tem uma visão muito perto da calvinista quanto à “depravação total”. (2) Eleição Condicional – Deus escolheu quem seria salvo com base no saber de antemão quem iria acreditar. Deus escolhe os que Ele já sabe que vão acreditar. (3) Expiação Ilimitada – Jesus morreu por todos, mesmo aqueles que não são escolhidos e não vão acreditar. A morte de Jesus foi por toda a humanidade, e qualquer um pode ser salvo pela fé nEle. (4) Graça Resistível – o chamado de Deus para ser salvo pode ser resistido e / ou rejeitado. Podemos resistir o chamado de Deus à salvação, se quisermos. (5) Salvação Condicional – os cristãos podem perder a salvação se continuarem em uma vida de pecado e / ou se afastarem de Deus. A manutenção da salvação é necessária a fim de retê-la. Observação: muitos arminianos negam a “salvação condicional” e creem na “segurança eterna”.

O único ponto do Arminianismo que os calvinistas “de quatro pontos” acreditam ser bíblico é o ponto # 3 – Expiação Ilimitada. Primeiro João 2:2 diz: “E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.” Segundo Pedro 2:1 nos diz que Jesus até comprou os falsos profetas que estão condenados: “Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.” A salvação de Jesus definitivamente está disponível a qualquer um que crer nEle. Jesus não apenas morreu por aqueles que serão salvos.

O Calvinismo de quatro pontos (a posição oficial do Ministério Got Questions) acredita que os outros quatro pontos do Arminianismo são antibíblicos em graus variados. Romanos 3:10-18 fortemente defende a depravação total. A eleição condicional subestima a soberania de Deus (Romanos 8:28-30). A graça resistível subestima a força e determinação de Deus. A salvação condicional torna a salvação um pagamento às obras em vez de um dom da graça (Efésios 2:8-10). Embora haja problemas com ambos os sistemas, o Calvinismo é muito mais baseado na Bíblia do que o Arminianismo. No entanto, nenhum dos sistemas consegue explicar adequadamente a relação entre a soberania de Deus e o livre-arbítrio da humanidade – devido ao fato de que é impossível que uma finita mente humana discirna um conceito que apenas Deus pode entender completamente.

Veja mais Deus

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.