Estudos Bíblicos Psicologia

Bíblia X Psicologia

Bíblia X Psicologia
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Receba Estudos no Celular!

“Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.” ( 2 Coríntios 11:3 ).

Transformados à imagem de Cristo

[Santificação de Deus ou Psicologia dos homens?]

“Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.” ( 2 Coríntios 11:3 ).

Este estudo

Busca alertar aos crentes para não se desviarem da palavra de Deus para a palavra de

homens, para que as suas mentes e sentidos não sejam corrompidos e se apartem da simplicidade e riqueza que há em Cristo.

Permanece para o homem moderno o convite do Senhor Jesus: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu os aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. Mt : 11:

28-30.

Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e achará pastagens.

O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham

vida, e a tenham com abundância. João 10: 9 – 10.

Transformados à imagem de Cristo

O Senhor Jesus nos adverte contra o ladrão que vem em peles de cordeiro, para roubar, matar, e destruir. O Senhor Jesus veio, porém, para termos vida espiritual em abundância. João 10:10.

Devemos vigiar, discernindo entre o certo e o errado. A Bíblia nos adverte:

Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem chamam mal, que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo ! – Isaías: 5:20.

Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela.

Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Efésios 5: 25-27

A vida de Cristo

A vida do Senhor Jesus Cristo na terra provou que o pecado não é uma necessidade de

nossa natureza; Cristo foi 100% homem, mas sem pecado.

A Vida de Cristo provou que o pecado não é uma conseqüência das circunstâncias ou

do meio em que estamos. Cristo foi tentado em todas a s coisas, mas sem pecado.

Pela vida de Cristo e morte nosso pecado foi espiado, sua morte foi substitutiva, isto é,

ele morreu em nosso lugar.

Cristo não apenas nos salvou mas também nos ajuda a viver a vida Cristã.

Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto;

Porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado for a, como a vara, e secar; e os que colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes

em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vós será feito. João: 15:7

A Bíblia vs. Psicologia

Por quê o uso da psicologia é uma tendência perigosa ?:

Primeiro

: A psicologia, psiquiatria e psicoanálise são altamente especulativo, baseado em hipóteses, e suposições, sendo radicalmente experimental e anti-bíblicos na suas bases teóricas e suposições;

Segundo

: A Psicologia começam com a teoria anti-bíblica da evolução negando a necessidade

espiritual do homem e a eterna existência;

Terceiro

: A Psicologia, e os grupos auto ajuda, tipo AA, etc, usam uma séria de teorias mutáveis em vez da imutável palavra de Deus;

Quarto:

A Psicologia orientam as pessoas a buscarem em si soluções em si mesmas, independente da palavra de Deus ou do Espírito Santo, levando a pessoa a uma falsa esperança e a um rude despertar.

Considere a resposta a estas perguntas . . .

A Bíblia vs. Psicologia

A Bíblia afirma…

O HOMEM É UMA CRIAÇÃO DE DEUS COM CORPO, ALMA E ESPÍRITO-

” E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, alma , e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” 1 Tessalonicenses 5:23. Ver Também Gênesis 1:26; 2:7.

A Psicologia afirma

O HOMEM É UM PRODUTO DA EVOLUÇÃO COM CORPO, MENTE E PERSONALIDADE

“Darwin…mantinha um diário do seu filho bêbê…. Este registro foi uma das fontes que deu início a moderna psicoanálise e o movimento de cura interior com técnicas de regressão, e visualização guiada.

A Bíblia vs. Psicologia

A Bíblia afirma …

DIFERENÇA NO FOCO

A finalidade do Homem é glorificar a Deus-

” Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertecem a Deus ” 1 Coríntios 6:20. Ver também 1 Coríntios 10:31 e Salmos 73:24, 26.

A Psicologia afirma …

A finalidade do Homem é ganhar um lugar na sociedade e ajustar-se a seu companheiro.

A Bíblia afirma ….

Deus é o Senhor e ELE estabelece quais as regras de conduta –

” Eu sou o SENHOR teu Deus, .. .Não terás outros deuses diante de mim. ” Êxodo 20:2,

3. Ver também Efésios 1:4, 11.

A PsicologIa afirma …

Os psiquiatras podem estabelecer padrões de conduta e repassá-los para o seus

pacientes.

A Bíblia vs. Psicologia

A Bíblia afirma …

O CORAÇÃO PECAMINOSO -” Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá ? ” Jeremias 17:9.

A Psicologia afirma…

A religião cristã e judaica é culpada por estabelecer padrões de conduta muito rígidos que neurotizam o indivíduo.

A Bíblia afirma…

O SENHOR JESUS CRISTO É O ÚNICO CAMINHO-

” Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. ” 2 Corintios 5:17. Ver também João 3:3, 16; 1 Corintíos 6:9-11 e Lucas 4:4.

A Psicologia afirma …

O caminho de cura para o homem é através da eliminação do sentimento de culpa do homem no seu meio.

A Bíblia vs. Psicologia

A Bíblia afirma …

A palavra de Deus é o nosso padrão – “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” 2 Timóteo 3:16, 17.

A Psicologia afirma …

Não existe padrão algum. O certo pode ser errado e o errado pode ser certo.

Os padrões variam de uma sociedade para outra.

nossa natureza pecaminosa é um obstáculo para nossa perfeição -“… Não há um justo, nem um sequer..…Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.” Romanos 3:10, 23. Ver também Romanos 7:11 e Tiago 4:17.

A Psicologia afirma … O homem é bom, pode até ser neutro, mas nunca é mal.

A Bíblia afirma …

Características relatadas na Bíblia.

Veja as seguintes passagens:

Bases bíblicas

Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Efésiso 2:2

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não de obras para que ninguém se glorie ( Efésios 2: 8-9 ).

Nosso coração ( intelecto, emoção , vontade ) está distorcido e corrupto. As respostas

do nosso interior são enganosas. ( Jeremias. 17:9 ).

Deus nos deu a sua verdade eterna. A vida eterna é esta que te conheçam, a tí só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. João 17: 3.

Santifica-os na verdade a tua palavra é a verdade. João 17: 17.

Rejeitar a Cristo resultará em conseqüências eternas, e nos problemas pelo qual as

pessoas buscam a cura e terapia.

A vida cristã : uma escolha constante

O Senhor Jesus nos fala que deve existir uma escolha constante ( Lucas. 9:23), Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.

Paulo diz que sempre haverá uma batalha (Efésios 6:10-18): Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

Vemos então que há um esforço não para a salvação, mas para a vida crista, não sem a

ajuda de Cristo. Pois, o nosso crescimento espiritual não é instantâneo e imediato.

Esta batalha e este esforço que inclui o estudo de sua palavra e a oração e a aplicação dos princípios das sagradas escrituras.

O Novo testamento ensina sobre a santificação bíblica:

Primeiro:

Atividade de Deus na santificação. O Pai (João 15:1-2): Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai e o lavrador. Toda vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. ; O Filho ( Efésios . 5:26-27): Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra. Para apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga,

nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. ; O Espírito (Efésios 6:17; II Cor. 3:18): Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito e vigiando nisto com toda a perserverança e súplica por todos os santos. Qualquer sistema que ignora a Deus pode produzir uma mudança externa, mas não produzirá uma maturidade espiritual. O grupo de auto–ajuda AA são um bom exemplo.

Segundo: Atividade do homem. II Cor. 7:1: Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemos-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus; Efésios 4:1; Efésios 4:22-24; I Tim. 6:11; II Tim. 2:22; I Cor. 9:24-27.

Terceiro:

A atividade da palavra de Deus, do nosso entendimento, renovação das nossas mentes que levará a renovação de nossa vida e comportamento. ( Rom. 12:1,2; Efé. 4:23). ( Heb. 5:11-14 ). Filipenses 4:8,9; Efésios 4:22-24). (Jeremias. 17:9, Prov 14:12).

A santificação leva tempo

– É um processo gradual. Não é instantâneo. (Heb. 5: 11-14).

O Crescimento Espiritual

Esforço: Filipenses 2:13,14: Por que Deus é o que opera em vós tanto o querer como o

efetuar, segundo a sua boa vontade. : I Cor. 9:24-27 : Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade correm, mas um só leva o prêmio ? Correi de tal maneira que o alcanceis.,” ” Efésios . 6:10-12 : Fortalecei-vos no SENHOR e na força do seu poder. ” Revesti-vos e toda a armadura de Deus,” “Tomai toda a armadura de Deus ” II Tim. 4:6,7: Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.

II Pedro: 1-10: 10 Portanto, irmãos, procurai fazer firme a vossa vocação e eleição; porque fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.s versos 1-4, Vemos a atividae, de Deus Pai, Filho e Espírito Santo, nos deu tudo o que diz respeito a piedade (3-4). Em seguida vemos os dons de Deus, Fé, virtude, ciência, temperança, paciencia, piedade, amor fraternal, caridade.

Através de Cristo (3) :v 8: fala do esforço: não vos deixarão ociosos nem estéreis e somos orientados a sermos “diligentes” (vv 5).

Conceitos Básicos

Aqueles que aceitaram ao Senhor Jesus como o seu único e suficiente Salvador e Senhor de suas vidas são novas criaturas em Cristo ( Efésios . 2:1-6; II Cor. 6:17; Rom.

6:11).

Devemos entender a natureza da tentação. A tentação procede do mundo, da carne e do

Diabo. ( Tiago 1:13,14; I João 2:15,16; I Pedro 5:8; II Cor. 11:13,14). O Crente pode vencer a tentação pela força de Deus (Mat. 4:2-11; I Cor. 10:13), através do uso apropriado da palavra de Deus. (Mat. 4:2-11; II Tim. 3:16,17).

Devemos entender que o propósito de Deus em nossas vidas é glorificar e agradá-lo a

medida que Ele nos transforma pra a imagem de Cristo. (II Cor. 5:9; I Cor. 10:31; Rom. 8:28,29).

A Auto Estima

Deus espera de nós obediência a sua palavra através do Espírito Santo (Gal. 5:16;

João 15:7,8; Filipenses 4:13). Devemos apresentar nossos corpos a Deus e cumprir

sua vontade (Rom. 12:1,2; Rom. 6:12,13) , renovando as nossas mentes conforme

Efésios 4:22-24.

O poder da mente humana ao engano é infinito .

Salmos 139:23,24: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno. “

Um estudo realizados em duzentos criminosos revelou que nenhum deles acreditava ser mau . Cada criminoso imaginava de si mesmo como uma boa pessoa mesmo quando planejava um crime (The Washington Star, Aug 15, 1976).

A Bíblia é corrige a alta imagem que o homem tem de si próprio; ” O coração é desesperadamente corrupto mais do que todas as coisas . . .”).

Auto Estima

Ao escrever sobre a auto-estima, um autor fez o seguinte comentário :” A criança que recebe um elogio ao fazer bem a lição,e louvada não pelo que é mas pelo que fez. Ë errado pensar que pessoa boa eu sou por ter feito isto .'”

Jesus ensinou a virtude da humildade ( Lucas 18:14): Por que qualquer que a si mesmo

se exaltar será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilhar será exaltado, ( Mt. 16:24 ): Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me.

As epístolas concordam fortemente com as palavras do Senhor Jesus (cp. I Tim 1:15;

Rom. 7:24; 12:3; e Filipenses . 2:3-8). De fato, em nenhum lugar da Bíblia somos advertidos a pensarmos de nos mesmos menos do que devíamos.

Prov. 16:5,18 e 19: Abominação é ao Senhor todo o altivo de coração; não ficará impune

mesmos de mãos postas. II Tim. 3:2 : Porque haverá homens amantes de sí mesmos. Claramente a Bíblia não apresenta a auto estima como um problema do homem. De fato o oposto da auto estima, o orgulho é considerado como um problema.

A AUTO ESTIMA

No novo testamento, João Batista (Lucas 3:16):

Não sou digno de desatar a correia das alparcas.. O filho pródigo (Lucas 15:21): Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho.

Senhor Jesus: Não há nenhum bom, senão Deus.’

Isaias (Isaias. 6:5): Ai de mim ! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios

impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios: …; Amós (Amós 7:14); (Jó 42:6); Moisés (Êxodo. 3:11; 4:10-13). Cada um destes homens foram usados por Deus reconhecendo a grandeza de Deus e a sua própria insignificância. II Cor. 12:9,10: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.

II Tim. 3:16,17 Toda a escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar,

para redargüir, para corrigir, para instruir na justiça. II Pet. 1:3. A palavra

de Deus é suficiente.

“Porque a auto estima não é mencionada na Escritura ? Nossa relação com Deus: Não pelas obras de justiça que houvessemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo (Tito 3:4-7): . (Rom. 3:23; 5:6-8).

A CURA INTERIOR E A VISUALIZAÇÃO GUIADA.

Um dos métodos mais populares de tratamento de problemas é hoje é a cura interior (também conhecido como Cura de memórias, ou cura de emoções traumáticas ) através

do uso da visualização. Alguns dos maiores empreendedores desta metodologia são: Agnes Sanford, Ruth Carter Stapleton, Dennis & Rita Bennett, e entre os Protestantes não carismáticos , David Seamands.

Os livros de Seamand tais como , Cura de Emoções traumáticas e Cura de memórias , são textos padrão mais conhecidos e utilizados sobre o assunto. Estes livros são altamente recomendados por Gary Collins, James Dobson e a Fundação Cristã Narramore e outros. Os livros publicados pela Victor Books (uma divisão da Scripture Press) e tem seiscentas mil cópias foram vendidas desde 1981. Resumidamente nesta seção examinaremos as técnicas e ensinamento da Cura interior a luz das sagradas escrituras.

A teoria da cura interior

A Teoria da Cura Interior

De onde vem ? —

Existe muitas diferenças superficiais entre os autores, mas o ensino sobre cura interior segue uma visão Freudiana da natureza humana que ensina que todos os nosso problemas tem suas raízes na nossa terna infância, e experiências dolorosas deste período foram reprimidas no nosso subconsciente e devem curadas.

O Movimento de cura interior entre os cristãos nasceu de uma interpretação de que nem a palavra de Deus nem o poder de Jesus Cristo é suficiente para suprir as nossas necessidades relacionadas a pessoas com emoçoes altamente traumatizadas geradas na terna infância.

Freud era judeu e filho de Judeus, viveu na Alemanha numa época que os judeus eram

discriminados. Freud viu protestantes humilharem seu pai, passando lama no seu rosto. Freud chegou a afirmar que um dia se vingaria destes protestantes. Dizem que a sua Psicanálise é fruto deste desejo de vingança.

A imagem de seu Filho

Alguns grupos cristãos tem criado técnicas de visualização e regressão para uma volta a

nossa infância a fim de que as feridas do passado sejam curadas. E um Jesus para atender a estas necessidades, que está na imaginação vai supostamente até aquele passado e cura as essas feridas.

Na Bíblia não vemos isto. Vemos um ” Jesus real ( não o Jesus imaginário ) vai de encontro a pessoas reais ( não na memória de bêbês) no presente ( não no passado ). Ele trata com problemas de pecado e culpa real que através de um novo nascimento são transformadas para a sua imagem . O Jesus da cura interior é não confrontacional, é um Jesus que aceita tudo incondicionalmente, que recebe a todos independentemente de arrependimento e dos pecados deles.

No verdadeiro evangelho é Cristo quem salva pessoas mesmo sendo os maiores pecadores. (Rom. 5:1-11). Cristo não abandona o pecador em seus pecados mas os perdoa e os justifica pela justiça de Cristo. (Rom. 4). pela Graça Cristo nos leva para a família de Deus e dá início a transformação do pecador arrependido até a imagem de Cristo. ( Rom. 8:28,29): Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conforme a imagem de seu Filho, a fim que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

O Engano da cura interior

O adeptos da cura interior crêem que o sofrimento é a causa do nosso comportamento

inadequado. A Bíblia, porém afirma que o sofrimento revela o nosso caráter ( Rom. 5:3,4 ): E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência. Deus a usa para o nosso amadurecimento em Cristo (Tiago 1:2-4): Meus irmãos tende por gozo quando cairdes em várias tentações; sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência.

A palavra de Deus revelando o que há no nosso coração ( Tiago 1:21-25, Heb. 4:12). Podemos ir de encontro ao Cristo real por graça, misericórdia e ajuda ( Hebreus . 4:13-16 ): Cheguemo-nos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno. O Espírito santo real ministra na nossas vidas através da palavra de Deus, nele cresceremos a uma vida abundante. ( II Pedro 1:3 ): Visto que pelo seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito a piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude. (II Timóteo. 3:16,17): Para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos

O convite de Cristo a arrependimento dos pecados e uma vida verdadeiramente abundante. A Psicologia vem oferecer uma opção João 10:10 : O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.

João 10:10 Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem chamam mal, que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo ! Isaías: 5:20.

Pierre Macedo

Veja mais em Bíblia

{jacomment on}

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.