Estudos Bíblicos

Acerca da exortação

Acerca da exortação
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

“Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado” (Hb 3:13).

Receba Estudos no Celular!

Estudo Bíblico sobre a exortação.

“Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado” (Hb 3:13).

Não podemos confundir exortações com bronquear por acusações, represálias, afrontas, eclusas e censuras nem muito menos tentar exortar por meio de sentimentos de irá, magoa e cobrança, exortar é uma demonstração de atenção, cuidado e amor recomendada e autorizada por Deus a qual devemos praticar todos os dias visando o crescimento espiritual e o progresso de vida do nosso irmão. Exortar está relacionado a admoestar, motivar, animar, encorajar, estimular, persuadir, aconselhando para o bem, convencendo da faltas, repreendendo as falhas e disciplinando para a vida, infelizmente nem todos estão aptos para crescer, mas precisamos compreender, praticar e propagar as verdades bíblicas acerca da exortação.

DEUS É O NOSSO MAIOR EXEMPLO:

DEUS CORRIGE REVELANDO O SEU AMOR.                                                                                                                                                                 “… Deus corrige a quem ama”. (Hb 12.5,6).

DEUS DISCIPLINA REVELANDO NOSSA FILIAÇÃO.

“… Deus vos trata como filhos; pois que filho há que o pai não corrige? Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardo e não filhos”. (Hb 12.7,8).

DEUS NOS DISCIPLINA PARA O APROVEITAMENTO.                                                                                                          
“…Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade” (Hb12.10).

A DISCIPLINA DIVINA PRODUZ FRUTO PACIFICO E FRUTO DE JUSTIÇA.                                                                      
“… Produz fruto pacifico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça” (Hb 12.11).

DEUS CASTIGA.                                                                                                                                                                                                                  “ Eis que bem-aventurado é o homem a quem Deus castiga; não desprezes, pois, o castigo do Todo-Poderoso. Porque ele faz a chaga e ele mesmo a liga; ele fere e as suas mãos curam.” (Jó 5:17-18).

DEUS USA SUA PALAVRA PARA TAL PROPOSITO.                                                                                                                            
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” (2 TM  3:16-17).

DEUS USA SEUS SERVOS PARA TAL PROPÓSITO.                                                                                                                        
“…Prega a palavra… corrige, repreende, exorta com toda longaminidade e doutrina…” (2 Tm 4.1-5).

Vejamos e analisemos na bíblia com bastante clareza o por quê? Como? Quando? E a quem devemos exortar.

POR QUE EXORTAR?

“Para não sermos endurecidos pelo pecado”- (Hb 3:13).

“Para não sermos condenados com o mundo”- (I Co 11.31-32).

“Para instruirmos no caminho da vida” – “O caminho para a vida é daquele que guarda a correção; mas o  que rejeita a repreensão anda errado” (Pv 10.17).

COMO EXORTAR?

“Espírito de mansidão” (Gl  6.1-3).

“Com consideração” (Hb 10.24-25).

“Cheios de bondade, cheios de todo o conhecimento” (Rm 15.13).

Exorta com toda longanimidade, (2Tm 4.2b).

Com franqueza. “Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto” (Pv 27.5).

No propósito de ganha-lo. “Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo! Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão.” Mateus 18,15
QUANDO EXORTAR?

QUANDO HOUVER DESORDEM, POUCO ANIMO E FRAQUEZA. “Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos” (I Tl 5.14).

DEPOIS DE TIRAR A TRAVE DO TEU OLHO. Se você comete as mesmas falhas, procure corrigir a si mesmo antes de querer corrigir os outros (MT 7.5).

A QUEM EXORTAR?

Devemos exortar aos sábios e não aos tolos e escarnecedores e insensatos.

O insensato não se deixa admoestar, o sábio sim. “Melhor o mancebo pobre e sábio do que o rei velho e insensato, que não se deixa mais admoestar”. (Ec 4.13).

O escarnecedor não ouve a repreensão, o sábio sim.  “O filho sábio ouve a correção do pai, mas o escarnecedor não ouve a repreensão”. (Pr 13:1).

O escarnecedor odeia a repreensão, o sábio a ama. “O que repreende o escarnecedor, toma afronta para si; e o que censura o ímpio recebe a sua mancha. Não repreendas o escarnecedor, para que te não aborreça…” (Pv 9.7-8a).

Repreende o sábio, e amar-te-á. Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento”. (Pv 9.8b-9).

“Quem ama a disciplina ama o conhecimento, mas o que aborrece a repreensão é estúpido”. (Pv 12:1).

“O que repreende ao homem achará depois mais favor do que aquele que lisonjeia com a língua.” (Pr 28:23).

Não devemos exortar aos insensatos e escarnecedores.

“Depois de procurá-lo pessoalmente e com testemunhas, diga a igreja e se tal irmão não quiser ouvi-lo considere-o como gentio e publicano” (Mt 18.15-17)“Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés e, voltando-se vos dilacerem” (Pv 7.6).

“O que repreende o escarnecedor afronta toma para si; e o que censura o ímpio recebe a sua mancha. Não repreendas o escarnecedor, para que te não aborreça; repreende o sábio, e amar-te-á.” (Pv 9:7-8).

“Não ama o escarnecedor aquele que o repreende, nem se chegará para os sábios.”  (Pv15:12).

O escarnecedor tem que ser punido e rejeitado.

“Fere o escarnecedor, e o simples tomará aviso; repreende a o sábio, e aprenderá conhecimento.” (Pv 19:25).

“Lança fora ao escarnecedor, e se irá à contenda; e cessará a questão e a vergonha”.  (Pv 22:10).

“Deixai o insensato e vivei; andai pelo o caminho do entendimento”. (Pv 09. 06).

“Evita o homem faccioso Evita o homem faccioso, depois de admoestá-lo primeira e segunda vez, pois sabes que tal pessoa está pervertida, e vive pecando, e por si mesma está condenada. (ITt 3. 10,11).

“Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai-vos deles, porque esses tais não servem a Cristo nosso Senhor, e, sim, a seu próprio ventre e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos incautos.”  (Rm 16:17-18).

“Deus repreende o profeta Samuel por ter pena do Rei Saul que tinha despresado ao Senhor e seus mandamentos, e tornado duro de coração por essa razão Deus o rejeitou”. (1Sm 16.1).

Estamos cientes de tudo que foi exposto por meio desse singelo artigo, não esgota o vasto e profundo ensinamento bíblico acerca do assunto, todavia nos proporciona base para construímos uma vida no temor do Senhor, reverenciando e amando sua palavra a qual é e sempre será a nossa única regra de fé e pratica, portanto seja sábio para exortar e acatar as exortações de sabedoria.

“O temor do Senhor é o princípio da Saber; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.” (Pv 1:7).

autor

Sidney Osvaldo Ferreira

Pastor presidente da Igreja Batista Evangelizadora, em Paulo Afonso – BA. Teólogo, Filósofo e Administrador. Casado com a nutricionista Vanessa Cristina. Contato virtual: [email protected]

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.