Dúvidas Bíblicas - Rute

Esse versículo não dá a entender que Rute manteve uma relação sexual com Boaz depois de ele embriagar-se, a fim de obrigá-lo a resgatá-la?

Esse versículo não dá a entender que Rute manteve uma relação sexual com Boaz depois de ele embriagar-se, a fim de obrigá-lo a resgatá-la?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba
Faça Sua Parte - Compartilhe!

REFERÊNCIA: Rute 3.7

PROBLEMA: Depois de Boaz ter comido e bebido, ele foi deitar-se, após o que Rute veio mansamente, descobriu os pés de Boaz e deitou-se com ele. Isso quer dizer que Rute teve uma relação com A Boaz para obrigá-lo a resgatá-la?

SOLUÇÃO: Não! Nada há no texto de Rute que indique alguma impropriedade moral tanto por parte de Boaz como de Rute. Primeiro, Rute não foi à noite para esconder um ato imoral com Boaz. Não, ela foi à noite para que Boaz não sofresse a pressão de passar por um escrutínio por parte do povo. Boaz teria a oportunidade de declinar da proposta de resgatar Noemi e casar-se com Rute sem ter de enfrentar qualquer tipo de constrangimento diante das pessoas.

Receba Estudos no Celular!

Segundo, a menção de que ela “descobriu os pés” não é um eufemismo com o fim de suavizar a informação de que Rute mantivera uma relação com Boaz. Não, essa é a descrição literal de uma prática comum naquela época para demonstrar submissão e sujeição. Rute simplesmente descobriu os pés dele como um símbolo de sua submissão a Boaz e de seu desejo de tornar-se sua esposa.

Terceiro, a passagem relata que, depois de ter descoberto os pés de Boaz, Rute “se deitou”. Entretanto, essa não é uma maneira de dizer que houve um ato sexual. A expressão usualmente empregada nesse sentido é “ele se deitou com ela”. Sem essa expressão “com alguém”, a frase denota simplesmente o ato de reclinar-se.

Quarto, o fato de Boaz ter estendido sua capa sobre Rute foi também um ato simbólico. Isso refere-se à prática de um homem estender sobre a esposa sua coberta. Rute lembra a Boaz a responsabilidade que ele tinha de acordo com a lei do levirato (Dt 25.5-10). Em Rute 3.9 há um paralelo com o que aconteceu no primeiro encontro de Rute com Boaz (2.12). Nesse versículo é dito que Rute tinha ido buscar refúgio “sob as asas” do Deus de Israel; agora ela está buscando refúgio sob a asa [a capa] de Boaz.

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Eis-me Aqui