Dúvidas Bíblicas - Romanos

Os pagãos estão perdidos?

Os pagãos estão perdidos?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

REFERÊNCIA: Romanos 1.19-20

Receba Estudos no Celular!

PROBLEMA: Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14.6). Também, Atos 4.12 diz a respeito de Cristo: “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos”. Mas, e se alguém nunca ouviu o evangelho de Cristo, estará ele eternamente perdido? Paulo parece responder a essa pergunta dizendo que sim. Mas é justo condenar aquele que nunca ouviram nada acerca de Cristo?

SOLUÇÃO: A resposta de Paulo é clara. Ele disse que os pagãos são “indesculpáveis” (1.20) porque “o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas” (1.19-20).

Dessa forma, os pagãos são condenados com justiça, por várias razões. Primeiro, Romanos 2.12 afirma: “Assim, pois, todos os que pecaram sem lei também sem lei perecerão; e todos os que com lei pecaram mediante lei serão julgados”. Essa passagem ensina que o judeu é julgado pela lei, as Escrituras hebraicas, mas o gentio é condenado pela “lei gravada no seu coração”.

Quando, pois, os gentios, que não têm lei, procedem, por natureza, de conformidade com a lei, não tendo lei, servem eles de lei para si mesmos. Estes mostram a norma da lei gravada no seu coração, testemunhando-lhes também a consciência e os seus pensamentos, mutuamente acusando-se ou defendendo-se.
Romanos 2.14-15

Segundo, a pergunta pressupõe inocência por parte do homem não salvo que nunca ouviu o evangelho. Mas a Bíblia nos diz que “todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Rm 3.23). Além disso, Romanos 1.18-20 diz que Deus se mostra claramente por meio da revelação natural, de forma que “tais homens são, por isso, indesculpáveis”. Os seres humanos não são inocentes, tendo em vista a revelação natural de Deus.

Terceiro, se uma pessoa que nunca ouviu o evangelho em sua vida faz o melhor que pode, tal pessoa apenas está fazendo obras para a salvação. Mas a salvação é pela graça, “porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus” (Ef 2.8). De nenhuma maneira alguém pode fazer qualquer coisa para ter acesso ao céu. Se houvesse um jeito, então a obra de Cristo na cruz teria sido inútil:

Finalmente, um ponto importante é que a Bíblia diz: “Buscai, e achareis”. Isto é, aqueles que buscarem a luz que têm na natureza, a qual não é suficiente para a salvação, encontrarão a luz de que necessitam para a salvação. Hebreus 11.6 diz: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam”. Atos 10.35 acrescenta: “Em qualquer nação, aquele que o teme e faz o que é justo lhe é aceitável”.

Deus tem muitas maneiras de fazer que a verdade acerca da salvação por meio de Cristo chegue àqueles que o buscarem. Ele pode enviar um missionário (At 10) ou uma Bíblia (SI 119.130), pode dar-lhes uma visão (Dn 2; 7) ou enviar-lhes um anjo (Ap 14). Mas aqueles que derem as costas à luz que têm (pela natureza) e acharem-se perdidos nas trevas não têm a quem culpar senão a si mesmos. Pois “os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más” (Jo 3.19).

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba