Dúvidas Bíblicas - Romanos

Cumprir a lei traz vida?

VIDA
Hotel em Promoção - Caraguatatuba
Faça Sua Parte - Compartilhe!

REFERÊNCIA: Romanos 10.5

PROBLEMA: Paulo parece dizer que cumprir a lei traz vida, quando ele cita Levítico (18.5): “O homem que praticar a justiça decorrente da lei viverá por ela” (Rm 10.5). Mas em outra passagem o próprio Paulo a chama de “lei do pecado e da morte” (Rm 8.2). Ele afirma categoricamente: “O mandamento que me fora para vida, verifiquei que este mesmo se me tornou para morte” (Rm 7.10).

SOLUÇÃO: Cumprir a lei não traz a vida da salvação a ninguém. Nisso a Bíblia é clara como um cristal. Paulo disse aos gálatas: “Se fosse promulgada uma lei que pudesse dar vida, a justiça, na verdade, seria procedente de lei” (Gl 3.21). Ele acrescentou: “Ninguém será justificado diante dele por obras da lei” (Rm 3.20). Pois, “pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé” (Gl3.11).

Receba Estudos no Celular!

Como entender então aquelas passagens que parecem dizer que a lei trará vida? Elas têm de ser entendidas sob o enfoque de uma condição hipotética, não como uma realidade. Teoricamente, aquele que cumprisse a lei de forma perfeita seria perfeito, mas na realidade ninguém consegue fazer isso. Pois “todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Rm 3.23). E “qualquer que guarda toda lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos” (Tg 2.10). Para resumir: cumprir a lei traz vida?

SIM
Hipoteticamente
Teoricamente
Se for cumprida

NÃO
Na realidade
Na prática
Mas não há quem a cumpra

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba