Dúvidas Bíblicas - Provérbios

Deus sempre poupa o justo de desgraças?

Deus sempre poupa o justo de desgraças?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

REFERÊNCIA: Provérbios 12.21

Receba Estudos no Celular!

PROBLEMA: Em alguns textos a Bíblia promete: “Nenhum agravo sobrevirá ao justo” (Pv 12.21; cf. 1ª Pe 3.13). Em outras passagens, porém, como no caso de Jó, a Bíblia relata como, às vezes, o justo passa por grandes problemas.

SOLUÇÃO: Dois fatores corroboram para explicar essa aparente contradição.

Primeiro, a promessa em Provérbios é apenas geral, não universal. Por exemplo, a promessa de que os inimigos do justo com ele serão reconciliados por Deus (Py 16.7) certamente não é universal. Paulo agradou a Deus, contudo seus inimigos o apedrejaram (At 14.19). Certamente Jesus agradou a Deus, contudo seus inimigos o crucificaram!

Segundo, não é prometido ao crente que ele não passará por nenhuma tribulação. Com efeito, ele é advertido com as palavras de Jesus: “No mundo, passais por aflições” (Jo 16.33). Deus deliberadamente permitiu que Jó sofresse uma grande tribulação (Jó 1); permitiu que um homem nascesse cego para a sua glória (Jo 9.3); e que o apóstolo Paulo fosse afligido (2ª Co 12.7-9).

A promessa para o crente é que nenhum mal permanente ou definitivo lhe acontecerá. Não há nenhum mal que nos assedie o qual o Senhor não possa transformar numa bênção ainda maior (cf. Gn 50.20; Rm 8.28).

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba