Dúvidas Bíblicas - Provérbios

Deus fez pessoas destinadas à destruição?

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REFERÊNCIA: Provérbios 16.4

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PROBLEMA: Por um lado, a Bíblia fala que os seres humanos têm livre escolha (Mt 23.37; 2 Pe 3.9) e são responsáveis pelo próprio destino (Ez 18.20; Jo 3.36). Por outro lado, Salomão declara: “O SENHOR fez […] até o perverso, para o dia da calamidade”. Com efeito, Paulo fala de alguns que são “vasos de ira” (Rm 9.22). Como justificar que Deus tenha feito pessoas com o propósito de destruí-las?

SOLUÇÃO: Deus não cria pessoas com o propósito de destruí-las. Deus ama “o mundo” (Jo 3.16), e Cristo morreu pelo “mundo inteiro” (1 Jo 2.2). Com efeito, o sangue de Cristo “comprou” até mesmo os que o negam (2 Pe 2.1), pois Deus não quer “que nenhum pereça” (2 Pe 3.9). Há um inferno, mas ele não foi preparado para os homens. Jesus disse que ele foi “preparado para o diabo e seus anjos” (Mt 25.41).

Como então explicar o fato de que Deus fez o perverso para o dia da calamidade? A palavra “fez” (asah) tem muitos significados no hebraico. Ela pode significar “determinar”, “instituir” ou até mesmo “administrar”. Deus tem controle soberano sobre todo o universo. Mesmo quando os homens pretendem que alguma coisa seja para o mal, Deus pode torná-la para o bem (Gn 50.20). Nesse sentido, “até a ira humana há de louvar-te” (Sl 76.10), pois “sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam” (Rm 828, NV).

Assim, até mesmo “o dia da calamidade” é “para” Deus, no sentido de que ele está no controle e tudo, por fim, será para a sua glória, pois a glória de Deus é exaltada no céu, e a sua justiça é manifestada no inferno.

Com certeza é da vontade explícita de Deus que ninguém entre em juízo, mas em sua soberania ele determinou (“fez”) que até mesmo o juízo sobre o pecado o magnifique. Não obstante, Deus “deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” (1 Tm 2.4). Até mesmo os “vasos de ira” só foram “preparados para a perdição” (Rm 9.22) porque se recusaram a se arrepender, já que Deus pacientemente foi “longânimo” para com eles, esperando que chegassem “ao arrependimento” (cf. 2 Pe 3.9).

Em resumo, a vontade explícita de Deus é que todos sejam salvos. Sua vontade permissiva é que alguns se percam (aqueles que se recusam a se arrepender). E a vontade providencial de Deus é que ele por fim fará que tudo seja bom, até mesmo os males. Nesse sentido, todas as coisas são feitas para (i, e., determinadas por) o Senhor.

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

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