Dúvidas Bíblicas - Oséias

Como esse versículo pode dizer que Efraim voltaria ao Egito, se 11.5 diz que eles não voltariam?

Como esse versículo pode dizer que Efraim voltaria ao Egito, se 11.5 diz que eles não voltariam?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

REFERÊNCIA: Oséias 8.13

Receba Estudos no Celular!

PROBLEMA: De acordo com a profecia de Oseias 8.13, porque Israel, ou Efraim, tinha pecado contra Deus, eles retornariam ao Egito (cf. 9.3). Entretanto, um pouco adiante Deus afirma especificamente a respeito de Israel: “Não voltarão para a terra do Egito” (Os 11.5). Não se trata de uma contradição?

SOLUÇÃO: Não há contradição porque as afirmações referem-se a diferentes aspectos da experiência de Israel. Em Oseias 8.13, Deus está lembrando o pecado de Israel de adorar outros deuses. Em seu coração, o povo de Israel estava sempre “retornando ao Egito”. Em Oseias 11.5, Deus está reiterando a promessa de Deuteronômio 17.16, de que Israel não retornaria ao cativeiro do Egito.

Embora Deus fosse punir seu povo pelo pecado, ele não faria que seus filhos voltassem ao > si cativeiro do Egito. Pelo contrário, faria que os exércitos assírios viessem como juízo sobre o povo, e Israel seria levado cativo por esse inimigo estrangeiro. Em várias ocasiões Israel procurou o ajuda do Egito contra os assírios. A promessa de que eles não retornariam ao Egito não era apenas uma reafirmação da promessa de Deuteronômio 17.16, mas também uma advertência de que o Egito não mais teria como ajudar Israel contra os invasores assírios.

Embora o coração deles tivesse se desviado do Senhor, voltando-se à influência pagã do Egito, Deus não os forçaria a voltar para lá. Pelo contrário, ele quebraria o elo de ligação com o Egito, no qual Israel continuava depositando sua confiança, sem vez de em seu Deus. Ele faria isso trazendo sobre eles o cativeiro assírio. Essas duas afirmações, portanto, estão em perfeita harmonia.

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba