Dúvidas Bíblicas - Números

Se Deus dirigia Israel por meio de uma nuvem, por que Hobabe foi requerido como guia?

Se Deus dirigia Israel por meio de uma nuvem, por que Hobabe foi requerido como guia?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba
Faça Sua Parte - Compartilhe!

REFERÊNCIA: Números 10.31

PROBLEMA: Êxodo 13.21-22 afirma que Deus sobrenaturalmente conduzia Israel pelo deserto por meio de uma nuvem que era iluminada durante a noite. Entretanto, Moisés pediu a Hobabe, seu sogro, que fosse com eles, porque tu sabes que devemos acampar-nos no deserto; e nos servirás de guia” (Nm 10.31). Mas qual a necessidade de um guia humano se eles eram guiados por Deus?

SOLUÇÃO: Em resposta a essa questão, várias coisas devem ser observadas. Uma é que Moisés não viu contradição alguma nessa situação, e até mesmo mencionou tanto a utilidade de Hobabe (Nm 10.31) como também a orientação dada pela nuvem (Nm 10.34), três versículos depois!

Receba Estudos no Celular!

Além disso, há uma importante diferença entre saber a direção geral a seguir (e por quanto tempo parar) que era dada pela nuvem, e saber que cuidados específicos deveriam ser tomados no arraial, o que seria suprido pelo conhecimento humano. Uma pessoa experiente e conhecedora do caminho naquele deserto poderia ter um valor incalculável, ao mostrar os lugares mais propícios para o pasto, para o abrigo e para a obtenção de outros suprimentos necessários. O crítico demonstra uma falta de compreensão do princípio de que Deus não faz por nós aquilo que nós mesmos podemos fazer.

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Eis-me Aqui