Dúvidas Bíblicas - Números

Qual a exatidão desse recenseamento das tribos de Israel?

Qual a exatidão desse recenseamento das tribos de Israel?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

REFERÊNCIA: Números 1.1-4.9

Receba Estudos no Celular!

PROBLEMA: De acordo com o recenseamento feito nos capítulos 1–4 de Números, a recém-constituída nação de Israel alcançava a soma de cerca de 2 milhões de pessoas. Conforme Números 1.1, esse censo foi realizado quando o povo se encontrava no deserto do Sinai, no início dos quarenta 40 anos de peregrinação. Entretanto, as condições desoladas e de sequidão do deserto eram tais que o seria impossível que um grupo tão grande de pessoas pudesse sobreviver. Assim, o censo realizado teria incorrido em erros?

SOLUÇÃO: O pressuposto naturalístico dessa crítica é contrário aos fatos históricos. Embora tenha havido alguma controvérsia quanto ao significado da palavra hebraica que foi traduzida por “mil”, a evidência é clara quanto a ser essa a forma correta de entender essa palavra pelo contexto. Por exemplo, Números 1.21 não diz, como alguns 05 consideraram, que os filhos de Rúben foram 46 famílias e 500. O versículo claramente afirma que o número de homens de vinte anos para cima era de 46 mil e 500. De acordo com o censo mencionado nesses capítulos, o total dos homens israelitas de 20 anos para cima era 603.550. Esse número é confirmado pela passagem de Exodo 12.37, que afirma que 600.000 homens, além de mulheres e crianças, tinham partido do Egito.

O fato de que o árido deserto, desprovido de tudo, não teria a possibilidade de sustentar um grupo assim tão numeroso é uma observação bastante válida. Entretanto, o problema que os eruditos modernos têm com o tamanho daquela multidão e com sua possibilidade de sobrevivência naquele deserto não leva em conta o fator sobrenatural. Os eruditos modernos são definitivamente antissobrenaturais.

Como o livro de Êxodo registra os juízos divinos sobre o Egito e a libertação milagrosa de Israel da escravidão, a provisão diária para o povo pela poderosa mão de Deus é suficiente para explicar a sobrevivência do povo de Deus naquela terra isolada. Com efeito, muitas passagens registram as provisões milagrosas de Deus para seu povo, começando pelo suprimento diário de maná (Êx 16), que foi dado à nação inteira até que a nova geração passou a tirar seu sustento da Terra Prometida (Js 5.12).

Houve também a milagrosa provisão de água daquela rocha sobrenatural que os acompanhava (1Co 10.4; Ëx 17.6), e ainda a milagrosa provisão de carne descrita em Números 11.31. Mais ainda, nem as roupas nem as sandálias deles se desgastaram, apesar de todas as peregrinações (Dt 29.5).

Deus foi capaz de atender a todas as necessidades do povo. Embora o deserto realmente não pudesse sustentá-los, o Senhor Deus de Israel certamente teve tal capacidade (veja os comentários de Dt 32.13-14).

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba