Dúvidas Bíblicas - Números

Como pôde Deus trazer juízo sobre povo por eles comerem as codornizes que ele mesmo havia providenciado?

Como pôde Deus trazer juízo sobre povo por eles comerem as codornizes que ele mesmo havia providenciado?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

REFERÊNCIA: Números 11.31-34

Receba Estudos no Celular!

PROBLEMA: Deus milagrosamente providenciou codornizes para o povo comer. Entretanto, a ira do Senhor foi despertada contra eles, e foram atingidos por uma grande praga, que matou muitos (v. 33). Como a ira de Deus pôde despertar-se contra o povo por terem comido a carne que Deus mesmo milagrosamente providenciara?

SOLUÇÃO: É necessário ver o juízo de Deus à luz dos y eventos que o provocaram. De fato, o texto indica que eles estavam agindo como pessoas que haviam sofrido alguma desgraça. Números 11.1 diz: “Queixou-se o povo de sua sorte aos ouvidos do SENHOR; ouvindo-o o SENHOR, acendeu-se-lhe a ira”. Era uma rejeição direta das provisões de Deus para eles. Aparentemente, tinham se esquecido da escravidão da qual haviam sido libertos. Tal atitude desagradou a Deus, que trouxe juízo sobre eles como um ato de disciplina.

No versículo 4, lemos que o povo começou a reclamar de novo porque queriam comer carne em lugar do maná que Deus lhes vinha dando. Ao que parece, não haviam aprendido a lição, e sua atitude desagradou a Deus de novo. De fato, o versículo 10 diz: “E pareceu mal aos olhos de Moisés”. Deus trouxe um juízo disciplinador sobre eles mais uma vez, dessa vez dando-lhes exatamente aquilo que pediram. Em resposta à desobediência e à ingratidão demonstradas, Deus disse a Moisés para falar ao povo: “Pelo que o SENHOR vos dará carne e comereis […] até vos sair pelos narizes, até que vos enfastieis dela, porquanto rejeitastes ao SENHOR, que está no meio de vós, e chorastes diante dele, dizendo: Por que saímos do Egito?” (Nm 11.18-20).

Mesmo depois dessa advertência, eles não mudaram sua atitude. O versículo 32 diz que, vi quando Deus trouxe as codornizes, “levantou-se o povo todo aquele dia, e a noite, e o outro dia, e recolheu as codornizes”. A cobiça e a atitude impenitente do povo fez que viesse o juízo de Deus sobre eles. O versículo 34 declara: “Pelo que o nome daquele lugar se chamou Quibrote Hataavá, porquanto ali enterraram o povo que teve o desejo das comidas dos egípcios”. Portanto, Deus não trouxe juízo sobre o povo por terem comido as codornizes, mas por causa de seu coração cheio de cobiça e ingratidão.

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba