Duvidas Bíblicas - Mateus

Por que Jesus chama outras pessoas de tolas e, ao mesmo tempo, condena os que procedem da mesma forma?

Por que Jesus chama outras pessoas de tolas e, ao mesmo tempo, condena os que procedem da mesma forma?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

REFERÊNCIA: Mateus 23.17

Receba Estudos no Celular!

PROBLEMA: Jesus disse: “Quem […] chamar [a seu irmão]: ‘Tolo’, estará sujeito ao inferno de fogo” (Mt 5.22). Contudo, ele mesmo disse aos escribas e fariseus: “Insensatos e cegos!” (Mt 23.17, mesmo termo grego, moros). O apóstolo Paulo, imitando, disse: “O gálatas insensatos!” (Gl 3.1; 1ª Co 15.36).

SOLUÇÃO: Há boas razões para o fato de haver uma forte diferença entre os dois usos do termo “tolo”. Primeiro, esse é outro exemplo do princípio de que uma mesma palavra pode ser usada com diferentes significados em diferentes contextos (ver “Como abordar as dificuldades bíblicas”). Por exemplo, a palavra “cachorro” pode designar um animal como também pode ser aplicada a uma pessoa mau-caráter.

Segundo, em Mateus 5 essa palavra é usada no contexto de alguém que está “irado” com seu irmão, demonstrando ódio. Nem Jesus nem Paulo deram abrigo ao ódio para com aqueles aos quais aplicaram essa palavra. Assim, o uso que fizeram da palavra “tolo” não viola a proibição de Jesus quanto a chamar alguém de tolo.

Terceiro, tecnicamente falando, Jesus ordenou que apenas um “irmão” (Mt 5.22) não fosse chamado de “tolo”, não um incrédulo. De fato, a descrição bíblica do que seja um tolo é que ele é aquele que pensa assim: “Não há Deus” (Sl 14.1). Em vista disso, pode-se ver a seriedade de se chamar um irmão de tolo; é equivalente a chamá-lo de incrédulo. Portanto, quando Jesus, que “sabia o que era a natureza humana” (Jo 2.25), chamou incrédulos de “tolos”, usou a descrição mais apropriada do que eles realmente eram.

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba