Duvidas Bíblicas - Mateus

Pedro é a rocha sobre a qual a igreja é construída?

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REFERÊNCIA: Mateus 16.18

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PROBLEMA: Os católicos romanos usam essa passagem como base de sua crença na supremacia de Pedro, isto é, que ele é a pedra sobre a qual a igreja é construída. Mas Paulo disse que a igreja é construída em Cristo, não em Pedro (1ª Co 3.11). Será que Pedro é a “pedra” nessa passagem?

SOLUÇÃO: Há diferentes modos de entender essa passagem, mas nenhum deles dá suporte à posição católica romana quanto a ser a igreja construída sobre São Pedro, que veio a ser o primeiro papa – infalível em todos os seus pronunciamentos oficiais em questões de fé e de doutrina. Isso é evidente por muitas razões.

Em primeiro lugar, Pedro era casado (Mt 8.14), e os papas não se casam. Se o primeiro papa pôde ser casado, questiona-se então o pronunciamento posterior proibindo o casamento de todo sacerdote (inclusive do papa).

Em segundo lugar, Pedro não era infalível em suas visões quanto à vida cristã. Até mesmo Paulo teve de adverti-lo quanto a sua hipocrisia, porque ele não procedia “corretamente segundo a verdade do evangelho” (Gl 2.14).

Em terceiro lugar, a Bíblia claramente afirma que Cristo é o fundamento da igreja cristã, insistindo que “ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo” (1ª Co 3.11).

Em quarto lugar, a respeito do único sentido em que Pedro desempenhou um papel de fundamento da igreja, isso ele compartilhou com todos os demais apóstolos, que também tiveram esse papel. Pedro não foi o único. Nesse sentido, Paulo declarou que a igreja é edificada “sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular” (Ef 2.20). De fato, a igreja primitiva perseverou com firmeza na “doutrina dos apóstolos” [não na de Pedro somente] (At 2.42). Até mesmo “as chaves do reino dos céus”, que foram dadas a Pedro (Mt 16.19), foram dadas também a todos os discípulos (cf. Mt 18.18).

Em quinto lugar, não há indicação alguma de que Pedro tenha sido o chefe da igreja primitiva. Quando o primeiro concilio reuniu-se em Jerusalém, Pedro apenas teve a função de introduzir o assunto (At 15.6-11). Tiago parece ter tido uma posição mais importante, presidindo a reunião, dando seu parecer e fazendo o pronunciamento final (cf. At 15.13-21). Em nenhum evento Pedro é referido como “coluna” da igreja. Ao contrário, Paulo fala de “colunas” (no plural), tais como “Tiago, Cefas e João” (Ġl 2.9). Pedro (aqui chamado de Cefas) nem mesmo foi o primeiro citado entre as colunas.

Em sexto lugar, muitos intérpretes evangélicos acreditam que a referência de Jesus a “esta pedra” (Mt 16.18), sobre a qual a igreja seria construída, era para o firme (como uma pedra) testemunho de Pedro de que Jesus era “o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mt 16.16). Mas mesmo que essa pedra refira-se a Pedro (Petros, pedra), o que é certamente uma possível interpretação, ele seria apenas uma pedra no fundamento apostólico da igreja (Mt 16.18), não a pedra. Nem ainda ele seria a única pedra apostólica. Até mesmo o próprio Pedro admitiu que Cristo é “a principal pedra, angular” (1ª Pe 2.7), e Paulo observa que os outros apóstolos são todos partes desse “fundamento” (Ef 2.20).

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

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