Duvidas Bíblicas - Mateus

Maria foi sempre virgem ou teve outros filhos depois do nascimento virginal de Jesus?

Maria foi sempre virgem ou teve outros filhos depois do nascimento virginal de Jesus?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

REFERÊNCIA: Mateus 13.55

Receba Estudos no Celular!

PROBLEMA: O catolicismo romano ensina que Maria sempre foi virgem, isto é, que ela nunca teve uma relação sexual, mesmo depois que Jesus nasceu. Quando a Bíblia se refere então aos “irmãos e irmãs” de Jesus (Mt 13.55-56), na verdade ela está se referindo a primos ou parentes próximos?

SOLUÇÃO: É verdade que as palavras para irmão e irmã podem referir-se a um parente próximo. O sentido, porém, tem de ser determinado pelo contexto e por outros textos das Escrituras. E, no caso dos irmãos e irmãs de Jesus, o contexto indica que se trata realmente dos meios-irmãos e meias-irmãs de Jesus.

Primeiro, em parte alguma a Bíblia afirma a doutrina da perpétua virgindade de Maria. Tal como a doutrina católica de que Maria nunca pecou (veja os comentários de Lc 1.46), não há em toda a Bíblia nada que dê suporte a esse ensino.

Segundo, quando o termo “irmãos e irmãs” é empregado em conjunto com “pai” ou “mãe”, então o sentido não é o de primos e primas, mas sim de irmãos e irmãs mesmo (cf. Lc 14.26). Tal é o caso a respeito das menções dos irmãos e irmãs de Jesus. Mateus 13.55 diz: “Não é este o filho do carpinteiro? Não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos, Tiago, José, Simão e Judas?” (cf. Mc 6.3).

Terceiro, há outras referências na Bíblia aos irmãos de Jesus. João nos informa que “nem mesmo os seus irmãos criam nele” (Jo 7.5). E Paulo fala de “Tiago, o irmão do Senhor” (Gl 1.19). Em outra ocasião Marcos refere-se a “sua [de Jesus] mãe e seus irmãos” (Mc 3.31). João falou de “sua mãe, seus irmãos e seus discípulos” (Jo 2.12). Lucas menciona que estavam no cenáculo “Maria, mãe de Jesus, e […] os irmãos dele” (At 1.14).

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba