Dúvidas Bíblicas - Marcos

Por que essa passagem é omitida em algumas Bíblias?

Por que essa passagem é omitida em algumas Bíblias?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

REFERÊNCIA: Marcos 16.20

Receba Estudos no Celular!

PROBLEMA: A maioria das versões atuais da Bíblia contém esse texto final do evangelho de Marcos, incluindo a RA, a RC, a ACF, a BJ e outras. Contudo, a NTLH e a A21 colocam esse trecho entre colchetes, e a NVI traz uma nota explicativa: “Alguns manuscritos antigos não trazem os versículos 9-20; outros manuscritos do evangelho de Marcos apresentam finais diferentes”. Esses versículos estavam no evangelho de Marcos?

SOLUÇÃO: Os eruditos estão divididos quanto à autenticidade desses versículos. Os que aceitam a tradução do Texto Recebido apontam para o fato de que esse texto do final de Marcos é encontrado na maioria dos manuscritos bíblicos em todos os séculos. Assim, creem que ele estava ano manuscrito original do evangelho de Marcos. Por outro lado, aqueles que advogam a tradição do Texto Crítico insistem que não devemos acrescentar evidências, mas pesá-las. Segundo eles, a verdade não é determinada pelo voto da maioria, mas pelos testemunhos mais qualificados. Eles lançam mão dos seguintes argumentos para rejeitar esses versículos:

  1. Esses versículos não constam em muitos dos mais antigos e mais confiáveis manuscritos gregos, bem como em importantes manuscritos em latim antigo, siríaco, armênio e etiópico.
  2. Muitos dos antigos pais da igreja revelam não conhecer esses versículos, incluindo Clemente, Orígenes e Eusébio. Jerônimo admitiu que quase todas as cópias gregas não os contêm.
  3. Muitos manuscritos que contêm essa seção assinalam que é uma espúria adição ao texto.
  4. Há outro final (mais curto) encontrado em alguns manuscritos.
  5. Outros apontam para o fato de que o estilo e o vocabulário não são os mesmos do restante de Marcos.

Se essa parte do texto pertence ou não ao original, a verdade que ele contém certamente está de acordo com o original. Assim, a presença dessas linhas não faz nenhuma diferença, já que, se aceitas, não há nelas nada que seja contrário ao restante das Escrituras; e, não sendo aceitas, não há verdade bíblica que fique faltando na Bíblia, já que tudo que é ensinado nesse trecho é encontrado em outras partes das Escrituras. Isso inclui sua menção às línguas (cf. At 2.1ss), ao batismo (cf. At 2.38) e à proteção de Deus a seus mensageiros que inadvertidamente fossem picados por serpentes (cf. At 28.3-5).

Portanto, todo esse debate acaba sendo simplesmente sobre se esse texto pertence ou não à Bíblia, mas não se questiona quanto a seu conteúdo, quanto a haver qualquer verdade que esteja faltando.

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba