Dúvidas Bíblicas - Marcos

Jesus apareceu em corpos diferentes depois da ressurreição?

Jesus apareceu em corpos diferentes depois da ressurreição?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba
Faça Sua Parte - Compartilhe!

REFERÊNCIA: Marcos 16.12

PROBLEMA: De acordo com Marcos, Jesus apareceu “em outra forma”. Com base nisso, alguns argumentam que depois da ressurreição Jesus assumiu corpos diferentes em ocasiões diferentes, não tendo o mesmo corpo físico que tivera antes da ressurreição. Mas isso é contrário ao entendimento ortodoxo que se tem da ressurreição, como é indicado por muitos outros versículos (veja os comentários de Lc 24.34).

SOLUÇÃO: Tal conclusão não tem cabimento, por várias razões. Primeiro, há sérias questões quanto à autenticidade do texto envolvido. Marcos 16.9-20 não é encontrado em alguns dos mais antigos e melhores manuscritos (veja os comentários de Mc 16.9-20 acima). E, sobre a reconstrução dos textos originais a partir dos manuscritos disponíveis, muitos eruditos creem que os textos mais antigos são mais confiáveis, já que são mais próximos do manuscrito original.

Receba Estudos no Celular!

Segundo, mesmo admitindo a autenticidade do texto, o evento do qual ele é um resumo (cf. Lc 24.13-32) simplesmente diz que os seus olhos, porém, estavam como que impedidos de o reconhecer” (L.C 24.16). Isso torna claro que o elemento miraculoso não estava no corpo de Jesus, mas nos olhos daqueles discípulos (Lc 24.16,31). O reconhecimento de Jesus lhes tinha sido impedido até que os olhos deles foram abertos.

Terceiro, na melhor das hipóteses, essa é uma referência obscura e isolada. E não é sábio basear nenhum pronunciamento doutrinário num texto assim.

Quarto, seja qual for o significado de “em outra forma”, com certeza não é o de uma forma diferente do seu corpo material, físico, real. Pois, nessa mesma ocasião, Jesus comeu comida material (Lc 24.30) e, mais tarde, nesse mesmo capítulo de Lucas, ele deu uma prova de que era “carne e ossos”, e não um “espírito” não material (v. 38-43).

Finalmente, “em outra forma” provavelmente tenha o sentido de ser diferente da figura do jardineiro com que Maria anteriormente o confundira (Jo 20.15). Nesse tempo Jesus apareceu na forma de um viajante (Lc 24.13-14).

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Eis-me Aqui