Dúvidas Bíblicas - Lucas

Por que Lucas apresenta uma genealogia de Jesus diferente da que é apresentada por Mateus?

Por que Lucas apresenta uma genealogia de Jesus diferente da que é apresentada por Mateus?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

REFERÊNCIA: Lucas 3.23

Receba Estudos no Celular!

PROBLEMA: Jesus tem um avô diferente em Lucas 3.23 (Eli), em relação ao que é registrado em Mateus 1.16 (Jaco). Quem foi de fato o avô de Jesus?

SOLUÇÃO: Isso é de se esperar, já que são duas linhas diferentes de ancestrais, uma por meio de seu pai legal, José, e outra por sua mãe de fato, Maria. Mateus apresenta-nos a linha oficial, já que seu propósito é mostrar as credenciais messiânicas judaicas de Jesus, que requeriam que o Messias viesse da semente de Abraão e da linhagem de Davi (cf. Mt 1.1). Lucas, tendo em vista um público grego bem mais amplo, dirige-se para o interesse grego de ver Jesus como o homem perfeito (que era o que buscava o pensamento grego). Assim, ele traça a linha genealógica de Jesus até o primeiro homem, Adão (Lc 3.38).

Há várias razões para que Mateus apresente a genealogia paterna de Jesus, e Lucas, a materna. Primeiramente, mesmo que as duas linhas vão de Jesus a Davi, cada uma delas o faz por meio de um filho diferente de Davi. Mateus inicia com José (pai de Jesus segundo a lei) e vai até o rei Salomão, filho de Davi, de quem Cristo por direito herdou o trono de Davi (cf. 2ª Sm 7.12ss).

O propósito de Lucas, por outro lado, é mostrar Cristo como verdadeiramente humano. Então ele vai de Cristo a Natā, filho de Davi, se guindo a genealogia de Maria, sua mãe de fato pela qual Jesus pode declarar ser perfeitamente humano e o redentor da humanidade.

Lucas não diz que está traçando a genealogia de Jesus a partir de José. Antes, ele observa que Jesus, “como se cuidava”, era “filho de José”, quando na verdade ele era filho de Maria. Também o fato de Lucas registrar a genealogia pela linha de Maria vinha bem ao encontro de seu interesse, como médico, por mulheres e nascimentos, o que se vê inclusive por sua ênfase em mulheres em seu evangelho, que tem sido chamado de “o Evangelho para as Mulheres”.

Finalmente, o fato de terem as duas genealogias alguns nomes em comum tais como Salatiel e Zorobabel, Mt 1.12; cf. Lc 3.27) não prova que são a mesma genealogia por duas razões. Primeiro, esses não são nomes incomuns. Segundo, até na própria genealogia de Lucas há uma repetição dos nomes de José e Judá (3.26,30).

As duas genealogias podem ser resumidas da seguinte forma:

Mateus
Davi -> Salomão -> Roboão -> Abias -> Asa -> Josafá -> Jacó -> José -> Jesus

Lucas
Davi -> Natã -> Matatá -> Mená -> Meleá -> Eliaquim -> Eli -> Maria -> Jesus

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba