Dúvidas Bíblicas - Lucas

Jesus se contradisse quando se referiu àqueles que são por ele (cf. Lc 11.23)?

Jesus se contradisse quando se referiu àqueles que são por ele (cf. Lc 11.23)?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

REFERÊNCIA: Lucas 9.50

Receba Estudos no Celular!

PROBLEMA: Em Lucas 9.50, na versão RC, Jesus diz: “Quem não é contra nós é por nós”. Contudo, em Lucas 11.23, na mesma versão, ele diz: “Quem não é comigo é contra mim”. Qual dessas posições é a correta?

SOLUÇÃO: Primeiramente, a melhor tradução de Lucas 9.50 é a que se encontra na RA e, com leves alterações, em outras versões em português (NTLH, BJ, NVI), em que no lugar de “nós” acha-se “vós” (ou “vocês”): “Quem não é contra vós outros é por vós”. O original grego é claro a respeito do pronome empregado. A maioria dos manuscritos gregos anteriores ao século 8 d.C. não contém a forma “contra nós […] por nós”. Sendo assim, o problema inexiste.

Segundo, os contextos nos dois casos são diferentes. Nas duas passagens, a expulsão de demônios está em cena. Em Lucas 9, certo homem, que não era um dos doze discípulos, estava expulsando demônios em nome de Jesus, e João quis que ele parasse com isso (9.49). Jesus instruiu a seus discípulos que não o proibissem, “pois quem não é contra vós outros é por vós”.

Em Lucas 11, a situação é diferente. Jesus tinha expulsado um demônio, e algumas pessoas estavam dizendo que ele expelia demônios pelo poder de Belzebu, o maioral dos demônios (v. 14-15). Essas pessoas estavam contra a obra do Senhor, ao passo que o homem de Lucas 9 estava fazendo a obra em nome de Jesus. Um era a favor do Senhor, ao passo que os outros estavam contra o Senhor. Assim, realmente não há contradição alguma.

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba