Dúvidas Bíblicas - Juízes

Os cananeus foram destruídos ou simplesmente subjugados?

Os cananeus foram destruídos ou simplesmente subjugados?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba
Faça Sua Parte - Compartilhe!

REFERÊNCIA: Juízes 1.28

PROBLEMA: Josué 10.40 declara: “Assim, feriu Josué toda aquela terra […] destruiu a tudo o que tinha fôlego, sem deixar nem sequer um, como ordenara o SENHOR, Deus de Israel”. Logo depois, porém, quando o povo ocupou a terra que tinham conquistado, Juízes 1.28 diz que Israel “sujeitou os cananeus a trabalhos forçados; e não os expulsou de todo”. Mas como isso poderia acontecer se eles tinham sido totalmente destruídos?

SOLUÇÃO: Parece evidente que de início Josué conquistou a terra apenas como um todo, mas não destruiu literalmente todo vestígio dos antigos moradores. Primeiro ele passou por toda a terra e obteve as maiores vitórias, deixando as batalhas lo’ menores para aqueles que mais tarde se apossariam da região. Assim, a expressão “destruiu tudo o que tinha fôlego” ou é uma figura de linguagem expressando sua ampla vitória, ou é uma hipérbole com relação a seu completo sucesso.

Receba Estudos no Celular!

Entretanto, mesmo que tal expressão seja entendida mais literalmente, ela se completa com a frase “sem deixar nem sequer um” (Js 10.40). Aqui nada se diz com relação aos que fugiram e só voltaram quando os exércitos de Josué rumaram para o norte, noutras batalhas. Sem dúvida, nesse ínterim muitos dos cananeus retornaram e ocuparam suas habitações, e permaneceram como um espinho na carne do povo de Israel.

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Eis-me Aqui