Dúvidas Bíblicas - Josué

A promessa da terra feita por Deus a Israel era uma promessa condicional ou incondicional?

A promessa da terra feita por Deus a Israel era uma promessa condicional ou incondicional?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

REFERÊNCIA: Josué 23.16

Receba Estudos no Celular!

PROBLEMA: Quando Deus deu a Terra Prometida a Abraão (Gn 12-15), a Isaque (Gn 26) e a Jacó (Gn 46), não havia condições. Foi uma aliança incondicional (“eu os abençoarei”), sem condições (“se vocês fizerem isso e isso”), pelo que Deus jurou com toda a sua natureza imutável (cf. Hb 6.13-18). Entretanto, posteriormente, tanto Moisés (Dt 31.16-17) como Josué (23.16) falam que Deus tiraria Israel da terra se eles pecassem contra ele.

SOLUÇÃO: Há duas maneiras pelas quais os eruditos procuram responder a essa questão levantada pelos críticos: uma espiritual e outra literal. Cumprimento espiritual na igreja. Alguns declaram que a promessa de Deus não se cumpre literalmente em Israel, mas sim na Israel espiritual, ou seja, na igreja. Apelam aos versículos que chamam os crentes de “Israel de Deus” (Gl 6.16) e “descendentes de Abraão” (Gl 3.29). Apontam para Romanos 11, que diz que Israel, como uma oliveira, teve seus ramos “quebrados” por causa de sua rejeição ao Messias (v. 17).

Assim, embora o Israel literal tenha pecado, Deus não obstante manterá sua aliança com Abraão por meio dos crentes do NT, que incondicionalmente foram eleitos em Cristo (Ef 1.4). Futuro cumprimento literal em Israel. Outros eruditos bíblicos consideram que as promessas feitas aos descendentes de Abraão quanto à possessão eterna daquela terra são de cumprimento literal, apontando para um futuro cumprimento, que se dará quando Cristo retornar à terra para reinar (cf. Mt 19.28; Ap 19-20). Em apoio a essa posição, observam-se os seguintes pontos:

Primeiro, as promessas de possessão da terra “para sempre” (cf. Gn 13.15) até hoje não se cumpriram.

Segundo, diferentemente da aliança feita com Moisés (Êx 19.1-8), essa foi uma aliança incondicional, baseada no caráter imutável de Deus (cf. Gl 3;18; Hb 6.17-18). Assim, Deus tem de cumpri-la literalmente, com o povo com o qual ela foi estabelecida, ou então Deus estaria quebrando sua promessa incondicional e nesse caso ele não seria Deus.

Terceiro, não é na igreja do NT que se cumpre a promessa de uma terra permanente para Israel; nela se cumprem apenas as promessas de receber as bênçãos da salvação por meio da semente de Abraão, que é Jesus (cf. Gl 3.16,29).

Quarto, o NT não poderia ser o cumprimento dessas promessas incondicionais feitas aos descendentes de Abraão, porque ele fala delas sendo ainda para o futuro. Paulo não falou somente com respeito aos ramos da nação de Israel sendo quebrados, mas falou também de que eles serão “enxertados […] de novo” e assim “todo o Israel será salvo” (Rm 11.23,26). Com efeito, o livro do Apocalipse fala de “cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos […] de Israel” sendo restabelecidos no fim dos tempos (Ap 7.4). Os que advogam essa posição observam também que a palavra “tribo” nunca é empregada com um sentido espiritual nas Escrituras.

Finalmente, as Escrituras fazem uma clara distinção entre as alianças incondicionais (p. ex., a que foi feita com Abraão) e as que são condicionais (p. ex., a lei de Moisés). Paulo disse aos gálatas com clareza: “Porque, se a herança provém de lei, já não decorre de promessa; mas foi pela promessa que Deus a concedeu gratuitamente a Abraão” (Gl 3.18).

Em vista dessa interpretação literal, toda palavra de não cumprimento de uma aliança refere-se à aliança condicional feita com Moisés (Êx 19), ou então é uma mera exortação, relacionada com a demora temporária do cumprimento da aliança feita com Abraão (Js 23.16).

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba