Dúvidas Bíblicas - Joel

Como Joel pôde fazer menção aos gregos, se seu livro foi escrito antes do século 4 a.C.?

Grécia
Hotel em Promoção - Caraguatatuba
Faça Sua Parte - Compartilhe!

REFERÊNCIA: Joel 3.6

PROBLEMA: De acordo com muitos eruditos, o livro de Joel foi escrito no século 9 a.C. Entretanto, a referência aos gregos em Joel 3.6 indica que o livro pode ter sido escrito antes do século 4 a.C.

SOLUÇÃO: Não é necessário supor que a menção aos gregos coloque a escrita desse livro no século 4. a.C. O contexto do capítulo 3 é o juízo sobre as nações. Deus promete punição especificamente sobre os fenícios e os filisteus porque eles despojaram o povo de Deus e o venderam como escravo aos gregos “para os apartar para longe dos seus limites” (v. 6). Se Joel tivesse escrito depois da expansão do império grego nas mãos de Alexandre, o Grande, no meio do quarto século a.C., então Deus não poderia ter acusado os fenícios e os filisteus de terem vendido os judeus aos gregos, que estavam “longe dos seus limites”.

Receba Estudos no Celular!

Os gregos são referidos em inscrições neobabilônicas bem antigas, ou seja, anteriores ao século 7 a.C.; e as tábuas lineares B de Creta indicam que o início da civilização e da língua grega se deu por volta de 1500 a.C. Portanto, não há por que usar essa referência aos gregos para dar à profecia de Joel uma data no quarto século a.C.

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Eis-me Aqui