Dúvidas Bíblicas - João

Esse versículo ensina que a regeneração é pelo batismo?

Batismo
Hotel em Promoção - Caraguatatuba
Faça Sua Parte - Compartilhe!

REFERÊNCIA: João 3.5

PROBLEMA: Jesus disse a Nicodemos quem “quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus”. Isso quer dizer que é necessário ser batizado para ser salvo?

SOLUÇÃO: O batismo não é necessário para a salvação (veja os comentários de At 2.38). A salvação é pela graça, mediante a fé, e não por obras de justiça (Ef 2.8-9; Tt 3.5-6). Mas o batismo é uma obra de justiça (cf. Mt 3.15). O que então Jesus queria dizer quando se referiu a “nascer da água”? Há três modos principais de entender isso, dos quais nenhum envolve a regeneração por meio do batismo.

Receba Estudos no Celular!

Alguns creem que Jesus está falando da água do ventre materno, já que “o ventre materno” acabava de ser mencionado no versículo anterior. Sendo assim, ele estaria então dizendo: “Quem não nascer uma vez ‘da água’ [no nascimento físico] e então de novo ‘do Espírito’ [no nascimento si espiritual], não pode ser salvo”.

Outros consideram que “nascer da água” refere-se à “lavagem de água pela palavra” (Ef 5.26). Eles observam que Pedro refere-se a sermos “regenerados (nascidos de novo] […] mediante a palavra de Deus” (1ª Pe 1.23), referindo-se assim exatamente à mesma coisa que João aborda nesses versículos (cf. Jo 3.3,7).

Ainda outros pensam que “nascer da água” refere-se ao batismo de João mencionado anteriormente (Jo 1.26). João disse que ele batizava com água, mas que Jesus batizaria com o Espírito Santo (Mt 3.11), dizendo: “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus” (Mt 3.2). Se é esse o significado, então, quando Jesus disse que eles teriam de “nascer da água e do Espírito” (Jo 3.5), ele queria dizer que os judeus teriam de ser batizados com o batismo do arrependimento por João e também que mais tarde teriam de ser batizados com o batismo do Espírito Santo, para que assim pudessem “entrar no reino de Deus”.

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba