Dúvidas Bíblicas - Jó

Esse versículo contradiz o que a Bíblia ensina a respeito da ressurreição?

Esse versículo contradiz o que a Bíblia ensina a respeito da ressurreição?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

REFERÊNCIA: Jó 7.9

Receba Estudos no Celular!

PROBLEMA: As Escrituras ensinam que todas as pessoas serão corporalmente ressuscitadas do túmulo (cf. Dn 12.2; 1ª Co 15.22; Ap 20.4-6). Com efeito, Jesus disse que um dia “todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão” (Jo 5.28). Entretanto, Jó parece dizer exatamente o contrário: “Aquele que desce à sepultura jamais tornará a subir” (Jó 7.9; cf. tb. Jó 14.12; Is 26.14; Am 8.14).

SOLUÇÃO: Como as três primeiras passagens acima citadas claramente revelam, haverá uma ressurreição de todos os mortos, tanto do justo como do injusto (At 24.15, cf. Jo 5.28-29). O próprio Jó demonstrou crer na ressurreição, ao declarar: “Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus” (Jó 19.26). O que ele quis dizer quando disse que aquele que desceu ao túmulo não mais dele sairá (7.9) é explicado logo no versículo seguinte: “Nunca mais tornará à sua casa” (v. 10). Em outras palavras, aqueles que morrem não voltam à vida mortal de novo. Com efeito, a ressurreição é para uma vida imortal (1ª Co 15.53), não para a mesma vida mortal que se tinha.

Jó 14.12 não declara que não haverá nenhuma ressurreição, mas que isso não ocorrerá “enquanto existirem os céus”, ou seja, até o fim dos tempos (Dn 11.40; cf. 12.1-2; Jo 11.24). Com efeito, a passagem realmente ensina a ressurreição. Jó apenas disse que ficaria escondido no túmulo esperando até um tempo determinado em que Deus se lembraria dele (14.13), na ressurreição.

De igual forma, a passagem de Isaías (Is 26.14) não nega a ressurreição, mas é confirmada num versículo mais adiante, claramente: “Os vossos mortos e também o meu cadáver viverão e ressuscitarão […] e a terra dará à luz os seus mortos” (v. 19). Obviamente, então, o sentido do versículo 14 é que os “mortos não tornarão a viver” até a ressurreição. A memória dos ímpios perecerá no cenário deste mundo. Somente com o surgimento do cenário celestial é que eles de novo se levantarão.

Ainda, alguns textos que parecem negar a ressurreição (p. ex., Am 8.14) apenas referem-se ao fato de que os inimigos de Deus caem para não mais se levantarem em oposição. Eles jamais retomarão sua capacidade de influenciar o povo de Deus, como acontecia antes. Em resumo, Deus derrotou seus inimigos definitivamente.

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba