Dúvidas Bíblicas - Jó

Essa passagem está referindo-se à figura mitológica do leviatā?

Essa passagem está referindo-se à figura mitológica do leviatā?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

REFERÊNCIA: Jó 41.1

Receba Estudos no Celular!

PROBLEMA: O termo traduzido na RA por “crocodilo” aparece na maioria das versões como “leviatã” (BJ, NTLH, NVI e RC, p. ex.), uma transliteração do termo hebraico. Mas como a Bíblia pode falar dessa figura mitológica como se de fato existisse esse monstro marinho?

SOLUÇÃO: Embora se trate basicamente do mesmo nome empregado nos documentos mitológicos que descrevem um monstro marinho chamado leviatã, não é todo certo que Jó 41.1 esteja referindo-se a esse monstro. Alguns comentaristas propõem que essa seja uma referência a um grande crocodilo (como aparece na RA), e que o nome “leviatã” seja usado para dar ênfase à ideia de que ele não é controlável.

Além disso, expressões desse tipo são comuns hoje em dia, tal como acontece quando alguém se refere a um adversário como “um monstro”. Com isso não se quer dizer que os monstros existem de fato. É apenas aplicar a característica terrível, geralmente associada à ideia de um monstro, a determinada pessoa ou coisa.

Finalmente, mesmo que se aceite tratar-se de uma referência à criatura mencionada nas fábulas mitológicas, nesse texto poético sua menção não é uma declaração de que ela realmente exista. Pode ser o caso de uma simples linguagem poética, fazendo o uso da imagem de um monstro indomável para assim ilustrar determinado ponto.

Conquanto Jó seja um homem totalmente incapaz de domar essa terrível fera, Deus é todo-poderoso, e é ele que limita a ação tanto do homem como de uma fera como essa: Seria como se alguém dissesse hoje: “Jesus (crido como real, histórico) é mais forte do que o Super-homem (que é um mito)”. As expressões poéticas com frequência empregam figuras simbólicas num esforço de aumentar o impacto emocional da mensagem que está sendo transmitida. Entretanto, isso não quer dizer que o autor esteja aceitando a mitologia pagã que lhe permitiu fazer uso de tal figura.

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba