Dúvidas Bíblicas - Hebreus

Jesus vacilou diante da morte ou a enfrentou com coragem?

A Paixão de Cristo
Hotel em Promoção - Caraguatatuba
Faça Sua Parte - Compartilhe!

REFERÊNCIA: Hebreus 5.7b

PROBLEMA: Por um lado, parece que Cristo vacilou diante da morte, já que ele fez, “com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte” (Hb 5.7). Ele disse: “Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice!” (Mt 26.39). Por outro lado, somos levados a acreditar que em obediência Cristo corajosamente enfrentou a morte, pois “manifestou, no semblante, a intrépida resolução de ir para Jerusalém” (Lc 9.51), e com calma enfrentou sua prisão, seu julgamento, sua crucificação, tendo muitas vezes assegurado a seus discípulos que ressuscitaria dentre os mortos (Mt 12.40-42; Jo 10.18).

SOLUÇÃO: Cristo enfrentou a morte com coragem, mas não com ansiedade. Ele a encontrou desejando-a, não com indiferença. Cristo foi “obediente até à morte e morte de cruz” (Fp 2.8). Ele se aproximou dela com coragem e destemor, declarando: “Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la” (Jo 10.18). Ele se submeteu voluntariamente ao Pai, dizendo: “Não seja como eu quero, e sim como tu queres” (Mt 26.39).

Receba Estudos no Celular!

Apesar de toda a disposição e coragem que tinha, Cristo sentiu na carne todo o impacto emocional de sua morte iminente. De fato ele orou com forte clamor e lágrimas”, mas o escritor de Hebreus acrescenta que ele foi “ouvido por causa da sua piedade” (Hb 5.7). Como homem, Jesus desejava que aquele cálice (a morte) passasse de si (Mt 26.39), mas ele queria, tal como o Pai, que aquilo se realizasse para a salvação do mundo. Mesmo quando sua alma estava “angustiada” com a perspectiva da morte, ele não orou para que o Pai o salvasse daquela hora. Ele apenas disse: “Que direi eu? Pai, salva-me desta hora?”. E ele mesmo respondeu: “Mas precisamente com este propósito vim para esta hora. Pai, glorifica o teu nome” (Jo 12.27-28).

Ele nunca temeu a morte como tal, mas temeu ser expulso da presença do Pai (Mt 27.46). Com efeito, por sua morte Jesus venceu o poder e o temor da morte, sendo vitorioso sobre o diabo (Hb 2.14).

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba