Dúvidas Bíblicas – Gênesis

Os hebreus já tinham o conceito de vida após a morte nesse ponto tão inicial de sua história?

Os hebreus já tinham o conceito de vida após a morte nesse ponto tão inicial de sua história?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

REFERÊNCIA: Gênesis 25.8

Receba Estudos no Celular!

PROBLEMA: Críticos eruditos afirmam que os hebreus primitivos tinham uma religião muito rudimentar, que ao longo dos séculos passaria por um grande desenvolvimento e evolução, chegando por fim ao conceito de vida após a morte. Entretanto, esse versículo dá a entender que, desde o o início do desenvolvimento de sua nação, os hebreus já tinham um conceito de imortalidade.

SOLUÇÃO: Em primeiro lugar, essa postura crítica baseia-se na premissa altamente problemática de que há um desenvolvimento evolucionista da religião, com o monoteísmo bastante desenvolvido sendo alcançado bem tarde. Entretanto, descobertas arqueológicas recentes em Ebla contradizem tal especulação, mostrando que o monoteísmo foi uma crença bem primitiva (de antes mesmo de 2000 a.C.).

Além disso, a expressão “foi reunido ao seu povo” certamente parece indicar mais do que apenas ser enterrado junto com seus parentes. De fato, já que Abraão deixara sua terra natal de Ur dos caldeus para ir à terra que Deus lhe prometera, seria uma contradição levar seu corpo de volta à terra da casa de seu pai para ser enterrado: Se a ideia de que a alma continuava a viver após a morte do corpo era uma crença mantida por muitos povos do tempo de Abraão, incluindo-se os sumerianos, os babilônios, os egípcios e outros.Além disso, essa não é a única referência primitiva ao conceito de vida após a morte. O livro de Jó é possivelmente o mais antigo do AT, cujos eventos aconteceram em épocas anteriores ao tempo de Abraão e dos patriarcas de Israel. Assim mesmo, já no tempo de Jó, encontramos não somente o conceito de vida depois da morte, mas também o de uma ressurreição corporal.

Em Jó 19.25-26, deparamos com Jó expressando sua confiança de que, embora talvez ele não chegasse a ver sua vindicação pessoal nesta vida, ele sabia que Deus, por fim, faria que tudo ficasse certo. Essa confiança o fez expressar a convicção de que ele certamente estaria diante de Deus mesmo depois de sua morte física: “Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra. Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus”. Esse versículo mostra que o conceito de vida depois da morte era uma convicção bem primitiva, e que o povo de Deus também acreditava na ressurreição do corpo.

Fonte: Bíblia Perguntas e Respostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba