Dúvidas Bíblicas - Gálatas

Será que Paulo errou a respeito do tempo decorrido de Abraão até quando a lei foi dada?

Será que Paulo errou a respeito do tempo decorrido de Abraão até quando a lei foi dada?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

REFERÊNCIA: Gálatas 3.17

Receba Estudos no Celular!

PROBLEMA: Em Gálatas 3.17, o apóstolo afirmou no que decorreu um período de 430 anos de quando Deus fez suas promessas a Abraão (Gn 12.1-3) in d o que foi por cerca de 2000 a.C. – até o momento em que ele deu a lei a Moisés o que foi E por volta de 1450 a.C. Isso seria um erro, pois a diferença é de mais de cem anos.

SOLUÇÃO: O tempo a que Paulo se referiu não foi a partir de quando Deus de início fez a aliança com Abraão (Gn 12-15), mas de quando ela posteriormente foi confirmada a Jacó (Gn 46), o que se 22 deu por volta de 1877 a.C. Como o êxodo ocorreu por volta de 1447 a.C. (cf. 1ª Rs 6.1), resulta numa diferença de exatamente 430 anos.

Há uma boa indicação de que Paulo estaria referindo-se ao tempo da confirmação feita com Jacó, e não ao tempo de quando ela foi estabelecida com Abraão. O texto refere-se com clareza aos 430 anos depois de ser a aliança “confirmada por Deus” (Gl 3.17). Assim, esse período é o que decorre de quando Deus reafirmou as promessas que fizera a Abraão, para sua descendência (sua mu semente), na pessoa de Jaco. Isso está em Gênesis 46.2-4, e ocorreu aproximadamente 430 anos antes de os filhos de Israel saírem do Egito.

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba