Dúvidas Bíblicas - Êxodo

Foi realmente Moisés quem escreveu isso, já que vários eruditos modernos dizem que a autoria é de várias pessoas?

Foi realmente Moisés quem escreveu isso, já que vários eruditos modernos dizem que a autoria é de várias pessoas?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

REFERÊNCIA: Êxodo 24.4

Receba Estudos no Celular!

PROBLEMA: Críticos eruditos modernos, acompanhando Julius Wellhausen (séc. 19), afirmam que os cinco primeiros livros do AT foram escritos por várias pessoas, identificadas como J (Jeovista), E (Eloimista), S (sacerdotista) e D (deuteronomista), dependendo de quais seções refletem a característica peculiar de tais supostos autores. Entretanto, esse versículo declara que “Moisés escreveu todas as palavras do SENHOR” (Êx 24.4). Com efeito, muitos outros versículos na Bíblia atribuem esse livro a Moisés (cf. itens 6-9).

SOLUÇÃO: Aqui temos outro exemplo de que a crítica negativa da Bíblia está errada. Há uma evidência muito forte de que foi mesmo Moisés quem escreveu Exodo. Primeiro, nenhuma outra pessoa daquela época tinha o tempo, o interesse e a habilidade para compor esse registro histórico.

Segundo, Moisés foi testemunha ocular dos eventos e, como tal, estava qualificado para descrevê-los. Com efeito, o que está escrito é um relato expressivo de quem viu com os próprios olhos os espetaculares acontecimentos descritos, tais como a travessia do mar Vermelho e o recebimento dos Dez Mandamentos.

Terceiro, o mais antigo ensinamento judeu atribui esse livro a Moisés. Isso acontece no Talmude judeu, bem como assim procederam vários escritores judeus, entre os quais Filo e Josefo.

Quarto, o autor demonstra possuir um conhecimento detalhado da geografia do deserto (cf. Ex 14). Isso é altamente improvável para qualquer um que, diferentemente de Moisés, não tivesse muitos anos de experiência de vida naquela área. Isso também é verdade com relação ao conhecimento do autor quanto aos costumes e práticas do povo descrito em Êxodo.

Quinto, o livro declara explicitamente que “Moisés escreveu todas as palavras” (Êx 24.4). Se não fosse ele que tivesse escrito, então isso seria uma mentira, que não poderia ser aceita, e não poderia ser a Palavra de Deus.

Sexto, o sucessor de Moisés, Josué, declarou que foi Moisés quem escreveu a lei. De fato, quando Josué assumiu a liderança depois de Moisés, ele exortou o povo de Israel dizendo que eles não deveriam deixar de falar desse “Livro da Lei” (Js 1.8), e que deveriam ter “o cuidado de fazer segundo toda a lei que […] Moisés […] ordenou” (Js 1.7).

Sétimo, uma série de personagens do AT, depois de Moisés, atribuiu o livro de Êxodo a ele, incluindo Josué (1.7-8); Josias (2ª Cr 34.14); Esdras (6.18); Daniel (9.11) e Malaquias (4.4).

Oitavo, Jesus citou Êxodo 20.12, com a seguinte introdução: “Pois Moisés disse” (Mc 7.10; cf. Lc 20.37). Assim, ou Cristo está certo, ou os críticos é que estão. Como há forte evidência de que Cristo é o Filho de Deus, a questão é clara (veja GEISLER e Brooks, When Skeptics Ask, cap. 6).

Nono, o apóstolo Paulo declarou: “Moisés escreveu que o homem que praticar a justiça decorrente da lei viverá por ela” (Rm 10.5, citando Ez 20.11). Temos assim base na autoridade apostólica e na autoridade de Cristo para assegurar que foi Moisés quem escreveu Êxodo.

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba