Dúvidas Bíblicas - Êxodo

Como é que os sábios e encantadores do faraó puderam realizar os mesmos atos de poder que Deus ordenara a Moisés que fizesse?

Como é que os sábios e encantadores do faraó puderam realizar os mesmos atos de poder que Deus ordenara a Moisés que fizesse?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

REFERÊNCIA: Êxodo 7.11

Receba Estudos no Celular!

PROBLEMA: Várias passagens em Êxodo (7.11,22; 8.7) declaram que os sábios, encantadores e magos do faraó, com seus encantamentos, reproduziram os mesmos feitos que Deus ordenara que Moisés e Arão realizassem. Entretanto, Moisés e Arão afirmaram que tinham sido enviados pelo Senhor Deus. Como puderam então aqueles homens realizar os mesmos atos de poder que Moisés e Arão fizeram pelo poder de Deus?

SOLUÇÃO: A Bíblia indica que uma das táticas de Satanás em seu esforço de enganar a humanidade é empregar falsos milagres (cf. Ap 16.14). Êxodo 7.11 afirma: “Faraó, porém, mandou vir os sábios e encantadores; e eles, os sábios do Egito, fizeram também o mesmo com as suas ciências ocultas”. Cada um dos outros versículos afirma isso com palavras equivalentes. A passagem declara que os feitos dos magos do faraó eram realizados “com as suas ciências ocultas”. Alguns comentaristas dizem que o que os magos fizeram eram apenas fraudes. Talvez os magos tivessem encantado cobras, tornando-as enrijecidas, deixando-as com a aparência de varas. Quando lançadas ao chão, elas teriam saído de seu transe, movendo-se como serpentes. Alguns dizem que aqueles foram atos de Satanás, que realmente fez as varas dos magos se tornarem cobras. Isso, entretanto, não é plausível, em vista do fato de que apenas Deus pode criar vida, como até mesmo os magos posteriormente reconheceram (Êx 8.18-19).

Qualquer que seja a explicação que se possa dar àqueles feitos, um ponto em comum prevalece em cada relato e é encontrado no próprio ‘texto. Está claro que, seja por que poder aqueles atos foram realizados, não foi pelo poder de Deus. Eles foram realizados por meio de “suas ciências ocultas”. O propósito de tais atos era convencer o faraó de que seus magos possuíam tanto poder quanto Moisés e Arão, e que não era necessário que ele se rendesse ao pedido deles para deixar ir o povo de Israel. Isso funcionou pelo menos nos três primeiros encontros (a vara de Arão, a praga do sangue e a praga das rãs). Entretanto, quando Moisés e Arão, pelo poder de Deus, fizeram aparecer piolhos do pó da terra, os magos não conseguiram realizar esse milagre. Puderam apenas dizer: “Isto é o dedo de Deus” (Êx 8.19).

Há vários pontos pelos quais se pode discernir a diferença entre um sinal satânico e um milagre de Deus:

MILAGRE DE DEUS
Sobrenatural
Ligado à verdade
Associado com o bem
Nunca relacionado com o ocultismo
Sempre bem-sucedido

SINAL SATÂNICO
Fora do normal
Ligado ao erro
Associado com o mal
Normalmente associado com o ocultismo
Nem sempre

Essas diferenças podem ser vistas nas passagens de Êxodo mencionadas. Embora os magos aparentemente tenham conseguido transformar suas varas em serpentes, elas foram devoradas pela de Arão, indicando superioridade por parte desse. Embora os magos tenham conseguido transformar água em sangue, não conseguiram reverter o processo. Embora tenham conseguido fazer aparecer rãs, não puderam livrar-se delas. Seus atos foram atos fora do normal, mas não sobrenaturais.

Conquanto os magos não tenham conseguido copiar alguns dos milagres de Moisés e Arão, seu propósito estava ligado ao engano. Basicamente eles copiaram os milagres feitos pelos homens escolhidos por Deus com o objetivo de convencer o faraó de que o Deus dos hebreus não era mais poderoso que os deuses do Egito. Embora os magos do tenham sido capazes de copiar os três primeiros milagres realizados por Deus, por intermédio de Moisés e Arão, chegou um momento em que seus encantamentos não mais foram capazes de imitar o poder de Deus.

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba