Dúvidas Bíblicas - Ester

Como poderia esse livro fazer parte das Sagradas Escrituras, se o nome de Deus nem mesmo é mencionado nele?

Como poderia esse livro fazer parte das Sagradas Escrituras, se o nome de Deus nem mesmo é mencionado nele?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

REFERÊNCIA: Ester 1.10

Receba Estudos no Celular!

PROBLEMA: Embora os rabinos de Jamnia, por volta do ano 90 d.C., tenham debatido quanto à permanência ou não do livro de Ester com os demais livros inspirados das Escrituras, ele foi admitido entre os livros do cânon hebraico por um longo tempo. Contudo, o livro de Ester é o único em toda a Bíblia em que o nome de Deus não é mencionado, sequer uma vez. Como pode ele então fazer parte da Palavra de Deus?

SOLUÇÃO: Embora o nome de Deus esteja ausente, é evidente que a mão de Deus se faz presente. O livro todo está repleto de menções à providência de Deus para com situações humanas. De tal forma Deus dirigiu a vida das pessoas envolvidas na narração que ele colocou a pessoa certa precisa e exatamente no lugar e no momento certo. Como Mordecai observou: “E quem sabe se para conjuntura como esta é que foste elevada a rainha?” (Et 4.14)

Além disso, o nome de Deus é encontrado no livro de Ester na forma de um acróstico. Em quatro pontos cruciais da história (1.20; 5.4; 5.13; 7.7), duas vezes para a frente e duas vezes em sentido inverso, o nome de Deus (YHWH) está presente. O judeu devoto certamente reconheceria isso, ao passo que os persas não. Pode ter sido dessa forma que Deus tenha preservado seu nome sagrado da perversão pagã.

Mesmo à parte de qualquer menção explícita do nome de Deus, a mão dele dirigindo as situações dos homens é por demais evidente em toda a narrativa. Contudo, o agir com toda a liberdade moral por parte de cada participante é perfeitamente preservado.

Embora possa, Deus não precisa invadir os processos normais das coisas do dia a dia para realizar sua vontade. Sua providência entremeia-se delicadamente com os atos e com as decisões das pessoas, de forma que ele realiza toda a sua vontade com uma divina perfeição e precisão, não violando a liberdade de escolha humana.

O livro de Ester, como nenhum outro, revela a invisível providência sobrenatural de Deus na direção de toda a sua criação, de acordo com o bom propósito de sua vontade. Mesmo com a explícita ausência do nome de Deus, Ester nos faz lembrar que Deus está sempre presente e no controle da situação.

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba