Dúvidas Bíblicas - Esdras

Por que muitos dos números da lista de Esdras, referentes aos que retornaram a Jerusalém, diferem dos que são apresentados em Neemias 7?

Por que muitos dos números da lista de Esdras, referentes aos que retornaram a Jerusalém, diferem dos que são apresentados em Neemias 7?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

REFERÊNCIA: Esdras 2.1

Receba Estudos no Celular!

PROBLEMA: No registro dos que voltaram a Jerusalém sob a liderança de Zorobabel, tal como consta em Esdras, 32 famílias são identificadas, como respectivo número de integrantes. Em 18 casos os números mencionados por Esdras são os mesmos que os de Neemias 7. Entretanto, em 14 casos os números são diferentes. As diferenças variam de apenas uma pessoa para até um grande número de 1.100 pessoas. Por que essas diferenças?

SOLUÇÃO: Primeiro, é possível que cada um desses casos seja um erro de copista. Uma das áreas mais problemáticas na transcrição feita por um escriba judaico era a cópia de números. Certamente é concebível que numa lista assim relativamente grande de nomes e números os copistas possam ter cometido erros.

Segundo, é também possível que Esdras e Neemias tenham compilado suas listas em épocas diferentes. Esdras pode ter relacionado aqueles que deixaram a Babilônia com Zorobabel, ao passo que Neemias, todos aqueles que de fato foram a Jerusalém. Em alguns casos, os que deixaram a Babilônia com a intenção de reconstruir Jerusalém podem ter desistido e voltado para a Babilônia, e ainda alguns podem ter morrido na viagem. Em outros casos, pode ser que uma família tenha absorvido outras pessoas, aumentando assim seu número. Talvez membros de uma família em outras terras tenham obtido autorização para a migração, vindo a juntar-se com seus parentes no caminho da Babilônia até Jerusalém.

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba