Dúvidas Bíblicas - Eclesiastes

O destino do homem é o mesmo que o dos animais?

O destino do homem é o mesmo que o dos animais?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

REFERÊNCIA: Eclesiastes 2.24

Receba Estudos no Celular!

PROBLEMA: Salomão parece declarar que não há diferença entre a morte de um homem e de um animal: “Porque o que sucede aos filhos dos homens sucede aos animais; o mesmo lhes sucede: como morre um, assim morre o outro” (Ec 3.19). Contudo, depois ele afirma que, diferentemente dos animais, quando o homem morre, o espírito volta a Deus, que o deu (cf. Ec 12.7). Como explicar esse conflito?

SOLUÇÃO: Há tanto semelhanças como diferenças entre a morte do animal e a do homem. Em ambos os casos, o corpo morre e retorna ao pó. De igual modo, a morte tanto de um como de outro é certa, e não há como evitá-la. Nesses pontos, o fenômeno físico é o mesmo tanto para o homem como para o animal.

Por outro lado, o homem tem uma alma imortal (espírito), e o animal não (Ec 12.7; cf. 3.21). Sobre animal algum diz a Bíblia que “deixar o corpo” é “habitar com o Senhor” (2 Co 5.8). Assim também em texto nenhum a Bíblia fala da ressurreição de um animal, como o faz a respeito de todos os seres humanos (cf. Jo 5.28-29; Ap 20.4-6). Portanto, no âmbito espiritual, há uma grande diferença entre a morte do homem e a do animal. Considere o seguinte sumário:

A MORTE DO HOMEM E A MORTE DO ANIMAL 

SEMELHANÇAS
No físico
No corpo
Vida antes da morte
Mortalidade do corpo
Como o corpo se deteriora
Nenhum controle sobre a morte

DIFERENÇAS
No espiritual
Na alma
Vida após a morte
Imortalidade da pessoa
O corpo é ressuscitado
Experiência da ressurreição

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba