Dúvidas Bíblicas - Deuteronômio

O ensino de Moisés quanto ao divórcio é contrário ao ensino de Jesus e de Paulo?

O ensino de Moisés quanto ao divórcio é contrário ao ensino de Jesus e de Paulo?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

REFERÊNCIA: Deuteronômio 23.1-4

Receba Estudos no Celular!

PROBLEMA: De acordo com Deuteronômio 24.1-4, era permitido a um homem conceder divórcio a sua mulher se ele descobrisse que ela tinha sido infiel. Entretanto, de acordo com o ensino de Jesus em Marcos 10.1-12 e de Paulo em 1ª Coríntios 7.10-16, parece que não é permitido o divórcio nem um novo casamento posterior. O ensino encontrado em Deuteronômio é então contrário ao ensino de Jesus e de Paulo?

SOLUÇÃO: Seria um erro admitir que as afirmações de Moisés tenham dado uma sanção divina ao divórcio. A passagem apresenta uma situação hipotética que tinha grande probabilidade de i acontecer entre o povo. Ela simplesmente diz que se um homem se divorciar de sua mulher por causa de impureza dela, e se ela casar-se novamente com outro, e se esse novo marido morrer ou dela se divorciar, não é permitido ao primeiro marido recebê-la de volta. Não se trata de uma aprovação ao divórcio. Pelo contrário, é o reconhecimento do fato do divórcio e a aplicação de uma regulamentação concernente ao casamento pela segunda vez.

Como Jesus disse em Marcos 10.5, Moisés concedeu o divórcio e deu tal preceito “por causa da dureza” do coração do povo, mas não é esse o ideal de Deus. O plano perfeito de Deus para o casamento sempre foi o do compromisso entre o marido e a mulher por toda a vida. Não há contradição entre o ensino de Moisés e o ensino de Jesus e de Paulo. Moisés simplesmente reconheceu o fato do divórcio, ao passo que Jesus e Paulo apresentaram o ideal de Deus para o casamento, como foi desde o princípio.

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba