Dúvidas Bíblicas - Deuteronômio

É essa uma profecia acerca de Maomé?

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REFERÊNCIA: Deuteronômio 18.15-18

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PROBLEMA: Deus prometeu a Moisés: “Suscitar-lhes-ei um profeta do meio de seus irmãos, semelhante a ti, em cuja boca porei as minhas palavras, e ele lhes falará tudo o que eu lhes ordenar”. Os muçulmanos acreditam que essa profecia cumpriu-se com Maomé, como declara o Alcorão ao referir-se a “O iletrado Profeta (Maomé), o qual é encontrado em suas próprias (escrituras), na Lei e nos Evangelhos” (Surá 7.157).

SOLUÇÃO: Essa profecia não pode ser uma referência a Maomé, por várias razões. Primeiro, o termo “irmãos” refere-se aos filhos de Israel, não aos seus antagonistas árabes. Por que iria Deus despertar um profeta para Israel que proviesse de seus inimigos?

Segundo, no contexto desse mesmo versículo o termo “irmãos” aplica-se aos que são israelitas. Pois aos levitas foi dito: “Não terão herança no meio de seus irmãos” (v. 2).

Terceiro, em qualquer outro lugar nesse livro do AT o termo “irmãos” refere-se também aos israelitas, e não a estrangeiros. Deus disse-lhes para escolher um rei “de entre os teus irmãos”, e não a um estrangeiro (Dt 17.15). Israel nunca escolheu um rei que não fosse judeu.

Quarto, Maomé veio da linhagem de Ismael, como os próprios muçulmanos admitem, mas a bênção de Deus estava sobre a linhagem de Isaque. Quando Abraão orou: “Tomara viva Ismael diante de ti”, Deus respondeu enfaticamente: “A minha aliança […] estabelecê-la-ei com Isaque” (Gn 17.18,21). Posteriormente, Deus repetiu: “Por Isaque será chamada a tua descendência” (Gn 21.12).

Quinto, o próprio texto do Alcorão estabelece que a linha profética veio por meio de Isaque, e não de Ismael: “E o agraciamos com Isaque e Jacó, e estabelecemos os profetas e as escrituras em sua semente” (Sura 29.27). O erudito muçulmano Yusuf Ali acrescenta a palavra “Abraão” e muda o significado da seguinte maneira: “Nós demos (Abraão), Isaque e Jacó, e ordenamos entre os seus descendentes os Profetas e a Revelação”. Ao acrescentar “Abraão”, que foi o pai de Ismael, ele pôde então incluir Maomé, descendente de Ismael, na linha profética! Mas o nome de Abraão não é encontrado no texto árabe original.

Sexto, Jesus foi quem perfeitamente cumpriu aquele versículo, já que:

  1. Ele foi um judeu, no meio de seus irmãos judeus (cf. Gl 4.4).
  2. Ele cumpriu Deuteronômio 18.18 perfeitamente: “Ele lhes falará tudo o que eu lhes ordenar”. Jesus disse: “Nada faço por mim mesmo; mas falo como o Pai me ensinou” (Jo 8,28). E mais: “Porque eu não tenho falado por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, esse me tem prescrito o que dizer e o que anunciar” (Jo 12.49).
  3. Ele referiu-se a si mesmo como “profeta” (Lc 13.33), e as pessoas o consideravam profeta (Mt 21.11; Lc 7.16; 24.19; Jo 4.19; 6.14; 7.40; 9.17). Como Filho de Deus, Jesus era profeta (o que fala aos homens, da parte de Deus), sacerdote (Hb 7-10, o que fala a Deus, da parte dos homens) e rei (o que reina sobre os homens, como Deus, Ap 19-20).

Finalmente, há outras características do “Profeta” que estão de acordo apenas com a vida de Jesus, e não com a de Maomé, tais como: Jesus falou com Deus “face a face” e realizou “sinais e maravilhas” (veja os comentários de Dt 34.10).

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

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